Na sessão ordinária desta quarta-feira (04), os vereadores de Mogi das Cruzes aprovaram a Moção 110/2021, que faz um apelo ao Governo do Estado de São Paulo para que aumente a carência, de 30 para 120 dias, para o início do pagamento de empréstimo cedido aos agricultores pelo Fundo Gestor do Banco do Povo. O vereador Vitor Emori (PL), autor da proposta, argumentou que as baixas temperaturas dos últimos dias causaram grandes prejuízos aos agricultores da região, que chegaram a perder suas plantações.
“É um momento de grande dificuldade para os produtores da região e esta Casa não poderia deixar passar isso”, pontuou Emori.
No documento apresentado ao Plenário o parlamentar ainda ressaltou que a agricultura familiar representa cerca de 30% da agricultura da cidade, que vai para o CEAGESP e abastece a merenda escolar da Educação pública do município.
Segundo Emori, 120 dias é o tempo médio para a obtenção de uma nova safra agrícola. Nesse sentido, reavaliar o prazo de carência irá beneficiar os agricultores locais, principalmente os pequenos produtores.