Na manhã desta quarta-feira (04), os vereadores participaram da audiência pública do Plano Plurianual (PPA) para 2022/2025. O encontro aconteceu no auditório Vereador Elias Tufi Andery, na Câmara. Estiveram presentes os secretários municipais de Gabinete, Finanças e Governo, respectivamente, Lucas Porto, Ricardo Abílio e Francisco Cochi.
No Plano Plurianual 2012/2025 estão previstas as metas a longo prazo, dentro do planejamento estratégico, que foi feito para Mogi das Cruzes. Em sua explanação, o secretário de Gabinete, Lucas Porto, falou sobre o cronograma de elaboração, discussão e apresentação do PPA, além de apresentar os valores do Plano, que são: Transparência, Sustentabilidade, Participação, Justiça, Representatividade e Formação.
Uma das novidades apresentadas pelo secretário foi o Projeto Participa Mogi, uma plataforma que oferecerá à população um espaço para debate, diálogo e participação. Nesse projeto os cidadãos vão poder contribuir com o planejamento da cidade. O site do projeto será lançado hoje pela Prefeitura. “A participação social é uma diretriz importantíssima para o prefeito e uma diretriz da nossa gestão”, afirmou Porto.
Além das audiências públicas do PPA, a Prefeitura informou que ainda pretende fazer nove oficinas regionais e dezenove oficinas temáticas. O Plano precisa ser enviado à Câmara até o dia 30 de agosto de 2021.
Na estrutura do Plano Plurianual estão quatro eixos principais, subdivididos em dezenove programas executivos, um programa legislativo e um programa de contingências. Os quatro eixos principais, apresentados por Porto, são: Preparação da Próxima Geração; Mogiano Trabalhando em Mogi; Cidade Orientada Por Pessoas e Cidade Inteligente e Sustentabilidade.
No documento, a Prefeitura fez uma previsão orçamentária de R$1.818.035.088,13 para 2022, um aumento de 14% no orçamento, comparado ao de 2021. Esses 14%, de acordo com o secretário de Finanças, Ricardo Abílio, acontecem por conta de mais investimentos em Segurança Pública e Saúde, da modernização dos equipamentos da Guarda Municipal, da construção do Complexo de Saúde do Rodeio e da Maternidade Municipal, além de investimentos em modernização tecnológica. “Foi feita uma previsão realista, nada absurda e dentro de algo que foi acontecendo em nossa cidade”, explicou Abílio.
Ao final da reunião, por sugestão da vereadora Inês Paz (PSOL), a Câmara Municipal e Prefeitura decidiram agendar um novo encontro para que os parlamentares possam sanar as dúvidas sobre o Plano Plurianual. “É importante que a gente sane todas as questões e por isso será muito proveitoso termos mais tempo para discutir esse plano complexo e fundamental para o nosso município”, pontuou o presidente da Casa, Otto Rezende, que coordenou os trabalhos da audiência.
Também participaram da reunião os vereadores Pedro Komura (PSDB), Inês Paz (PSOL), Fernanda Moreno (MDB), Mauro do Salão (PL), Edinho do Salão (MDB), Policial Maurino (Pode), Marcos Furlan (DEM), Prof. Edu Ota (Pode), Edson Santos (PSD), Zé Luiz (PSDB) e Carlos Lucarefski (PV).
O Plano Plurianual é uma ferramenta de gestão que tem por objetivo alinhar o orçamento ao planejamento estratégico municipal e indicará as ações prioritárias a serem incluídas no orçamento, com indicação de fontes e recursos.