Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira (14), o Projeto de Lei 19/2021, de autoria da vereadora Inês Paz (PSOL). A proposta institui no Calendário Oficial do Município de Mogi das Cruzes o Dia Marielle Franco, a ser comemorado anualmente no dia 14 de março. A iniciativa visa ser um marco municipal no enfrentamento à violência política contra mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas.
O Projeto de Lei prevê ainda o apoio das autoridades municipais na realização e divulgação de seminários e palestras nas escolas, universidades, praças, teatros e equipamentos públicos do município, sobre Marielle Franco e a importância do enfrentamento à violência política na cidade.
“É um projeto fundamental porque Marielle se tornou um símbolo na luta em defesa dos Direitos Humanos, nacional e internacional”, justificou Paz.
“É de suma importância que, como ocorreu em várias cidades do Brasil, aqui em Mogi a memória e a história de Marielle Franco sejam preservadas”, ressaltou Iduigues Martins (PT).