A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira (09/6), aprovou a Moção 91/2021, apresentada por Inês Paz (PSOL). O documento consignou votos de aplausos ao Partido Socialismo e Liberdade – PSOL - pelo aniversário de 17 anos.
“É um partido que tem linhas ideológicas definidas e tem em seu nome o Socialismo, porque essa sociedade socialista justa e igualitária iremos construir com os brasileiros”, ressaltou Inês Paz.
“Um partido jovem que tem se mostrado importantíssimo para a democracia e para a sociedade brasileira”, acrescentou o vereador Iduigues Martins (PT).
A criação do PSOL foi capitaneada por diversos grupos políticos, militantes socialistas e intelectuais de esquerda, e sua construção teve início em dezembro de 2003, quando os então deputados João Fontes e João Batista Babá, a deputada Luciana Genro e a senadora Heloísa Helena foram expulsos do Partido dos Trabalhadores (PT) por votarem contra a orientação da legenda na reforma da previdência, realizada no primeiro ano do governo Lula.
Buscando obter registro permanente na Justiça Eleitoral, o partido conseguiu, naquela ocasião, quase 700 mil assinaturas a favor da fundação, mas os cartórios eleitorais só concederam certidões a 450 mil dessas assinaturas. Em 15 de setembro de 2005, o partido conseguiu o registro no Tribunal Superior Eleitoral.