A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (26), a Moção 82/2021, apresentada por Bigêmeos (PSD) e Fernanda Moreno (MDB). A Moção faz um apelo ao Governo Federal para que disponibilize o teste do pezinho ampliado, de forma gratuita, no SUS.
Atualmente, na maioria das cidades do Brasil, o SUS disponibiliza o teste do pezinho simples, que é capaz de diagnosticar seis doenças nas crianças, enquanto recém-nascidas. O teste do pezinho ampliado, oferecido pela rede privada de saúde, é capaz de diagnosticar até 53 doenças.
Os parlamentares, autores da proposta, explicaram que receberam essa demanda de mães que foram até seus gabinetes. “Recebemos pedidos de mães que vêm em nossos gabinetes explicar como tem sido feito o teste do pezinho. Se a gente consegue prevenir antes, tudo sairá mais barato e teremos mais vidas sendo cuidadas”, afirmou Bigêmeos
“São 53 doenças que podem ser diagnosticadas com esse teste. O que gastamos na Saúde não é um gasto, mas um valor investido”, complementou Fernanda Moreno.
O Teste do Pezinho é um exame rápido em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas e tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida.