Foi aprovada pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes a Moção 79/2021, apresentada pelo vereador Osvaldo Silva (REP), durante o expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (19). O documento, aprovado por unanimidade pelo Legislativo, formalizou um apelo ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, para que tome providências contra a expulsão dos missionários evangélicos em Angola.
“Desenvolviam ações sociais e pregavam a palavra de Deus. Devido a perseguições religiosas e políticas que violam tratados internacionais e Direitos humanos esses missionários foram expulsos de Angola sem justificativa alguma”, argumentou o parlamentar.
No documento apresentado aos vereadores, Osvaldo ressaltou que os missionários prestavam serviços sociais no país e que não estavam ilegais. O vereador ainda informou que muitos dos pastores deportados não puderam se despedir das famílias ou trazer seus pertences de volta ao Brasil. De acordo com o parlamentar, houve uma falta de suporte do Ministério de Relações Exteriores, que não auxiliou nem intercedeu para contornar a crise.