O Legislativo de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta terça-feira (18), aprovou por unanimidade a Moção 76/2021, de autoria da vereadora Inês Paz (PSOL). A iniciativa formaliza apoio à causa LGBT, motivada pelo Dia Internacional ao Combate à LGBTfobia, que ocorreu ontem (17/05).
No Plenário, a parlamentar reconheceu a importância do dia, mas ressaltou que o preconceito ainda está longe de acabar no país. “É importante dizer que essa data vem reforçar o quanto de ódio, preconceito e discriminação existe em relação à comunidade LGBT. Uma comunidade que vive a vida, vive o amor”, afirmou.
No documento apresentado ao Plenário, a vereadora lembrou que a data remete à retirada da homossexualidade da lista de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso o dia começou a ser usado como combate à homofobia. Inês também lembrou que o Município de Mogi das Cruzes, por meio da Lei 6.920/14, inseriu o dia no calendário de eventos da cidade, também como dia de combate à homofobia e à transfobia.
Alguns vereadores se posicionaram a favor da Moção:
“É um tema de suma importância de ser discutido e precisamos ter a coragem de abordar esse tema com muita tranquilidade e equilíbrio”, pontuou o vereador Iduigues Martins (PT).
“Realmente temos que ter respeito. E não é somente o gay que sofre, a família também sofre com o preconceito”, complementou Edson Santos (PSD).