Na sessão ordinária desta terça-feira (11), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção 69/2021, de autoria de todos os vereadores, que consignou votos de profundo pesar pelo falecimento do empresário Ricardo Morgenroth de Freitas, no último domingo (09), no Instituto do Coração (InCor) em São Paulo (SP), aos 57 anos. Ricardo faleceu depois de passar por uma cirurgia cardíaca no dia 23 de abril e não resistir aos procedimentos pós-cirúrgicos.
“O Ricardo entendia tudo de política, dos bastidores da cidade e sabia o nome das pessoas. Para mim representou um bom amigo, pois sempre esteve comigo me apoiando e apoiando dezenas de outros candidatos. Foi uma pessoa que ajudou Mogi das Cruzes a construir prefeitos, vereadores e deputados”, ressaltou o presidente da Casa, Otto Rezende (PSD).
“O trabalho dele sempre foi muito ligado à política. O Ricardo vai fazer muita falta pela pessoa que ele era e pela maneira com que tratava todo mundo, sempre brincando”, complementou Edson Santos (PSD).
Natural de Caçapava (SP), nasceu em 9 de novembro de 1963, filho do policial civil Benedicto Robim de Freitas e da dona de casa Helena Morgenroth de Freitas. Deste casamento, ainda nasceram três irmãos: Carlos Manfredo, Cristiane Adélia (já falecida) e André Luiz.
Ricardo era conhecido em nossa cidade como um fotógrafo ímpar, muito destacado em sua profissão, tendo sido proprietário em 1994 do estúdio fotográfico Book News, na Avenida Narciso Yague Guimarães, além de colaborador de vários jornais da cidade. Prestador de serviços, reproduziu as fotos da primeira Galeria de Presidentes da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em 1996.
Como funcionário celetista da Prefeitura Municipal, atuou como fotógrafo dos prefeitos Antônio Carlos Machado Teixeira, Francisco Ribeiro Nogueira, Manoel Bezerra de Melo e Waldemar Costa Filho, além de prestar serviços a partidos políticos. Deixando a Prefeitura no ano 2000, fundou a empresa Mogi Digital, que atua no ramo de comunicação visual, e que tem sua sede na Rua Francisco Franco, no Centro de Mogi.
Por conta de seu trabalho impecável, tornou-se referência na produção de material publicitário para comércios, empresas, indústrias, agências de publicidade e universidades. A Mogi Digital, conduzida por Ricardo, também atendia diversos partidos políticos, produzindo materiais para campanhas de vereadores, prefeitos, deputados federais e estaduais de Mogi e região, que sempre buscam rapidez e material de qualidade.
O homenageado teve ao seu lado durante 18 anos, a jornalista e Diretora de Comunicação Social desta Câmara, Rosangela Cavalcante. Deixa ainda dois filhos da sua primeira união, Guilherme Nogueira Morgenroth de Freitas e Ana Paula Nogueira Morgenroth de Freitas, além de seu enteado, Emerson Cavalcante Fávaro.