O Legislativo de Mogi das Cruzes, durante a sessão ordinária desta terça-feira (06), aprovou a Moção 40/2021 apresentada pelo vereador Carlos Lucarefski (PV). A Proposta consignou votos de aplausos e congratulações ao Instituto Butantan, por ser um dos destacados centros de pesquisas biomédicas no mundo.
No documento apresentado ao Plenário, Lucarefski ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Instituto no Brasil, sobretudo no combate à disseminação do novo Coronavírus. O parlamentar destacou que o Butantan é responsável por 65% das vacinas do SUS e contribui para a produção de vacinas contra diversos vírus e bactérias.
Localizado na Zona Oeste da capital paulista, o Instituto Butantan foi fundado em 1901 e é um destacado centro de pesquisa biológica. O Instituto é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo desde sua fundação. Por seu trabalho em saúde pública, o instituto é considerado um dos principais centros científicos do mundo.
O público que visita o Instituto, além dos serpentários, com mais de sessenta espécies brasileiras, aranhas e escorpiões, pode também desfrutar do parque com suas árvores raras e grandes alamedas. Além disso, o complexo conta com dois museus: o Museu do Instituto Butantan (MIB) e o Museu Histórico. O Hospital Vital Brasil, que funciona no Instituto Butantan, permanece aberto dia e noite. O tratamento é gratuito para qualquer pessoa picada por animais peçonhentos.