A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta terça-feira (16), aprovou os Projetos de Decreto Legislativo 1/2021 e 2/2021, ambos de autoria do vereador Iduigues Martins (PT). As propostas criam duas Comissões Especiais de Vereadores - CEV. A primeira com o objetivo de discutir o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e a segunda sobre geração de emprego e empreendedorismo na cidade.
Quanto a CEV dos resíduos sólidos, o vereador argumentou que é necessário discutir a sustentabilidade e a preservação ambiental, bem como a coleta seletiva para a destinação correta dos resíduos sólidos. “Mogi manda enterrar o lixo no interior de São Paulo. Toneladas e toneladas de lixo ficam viajando para ser enterradas e o município gastando dinheiro”, explicou no plenário.
Já em relação à CEV da geração de empregos, o parlamentar lembrou que o país passa por um dos maiores índices de desemprego da história, atingindo mais de 14 milhões de brasileiros. “Temos que ter saídas para combater o desemprego a partir do município e é nosso papel, como legisladores, propor saídas para a sociedade”, disse Martins.
A criação das CEVs contou com pareceres favoráveis da Comissão Permanente de Justiça e Redação. Ambas terão um prazo de funcionamento de 180 dias.