O secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel e sua equipe técnica estiveram no auditório da Câmara de Mogi das Cruzes, na manhã desta terça-feira (23), para prestação de contas da Saúde. A audiência, que foi comandada pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa, Francimário Vieira Farofa (PL), atende ao artigo 52, XVIII, da Lei Orgânica Municipal, que determina que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, preste contas à Câmara a respeito das verbas destinadas à Pasta.
Na audiência, o secretário mostrou dados referentes ao terceiro quadrimestre de 2020, nas áreas de Controle e Estatística, Atenção Primária, Atenção Especializada, Serviços de Urgência e Emergência e Vigilância em Saúde.
De acordo com as informações apresentadas pela equipe técnica da Saúde, em 2020 foram arrecadados 94,7% das receitas de impostos no Município, mesmo assim, a Secretaria investiu 21,3% na área, mais do que o percentual constitucional de 15%.
Em relação aos dados da Atenção Primária no terceiro quadrimestre de 2020, foram 164.015 consultas agendadas e 430.427 exames agendados. A taxa de absenteísmo (faltas) nos exames e consultas foi de respectivamente 11% e 29%. Já as internações, referentes à Atenção Especializada em Saúde foram 10.537 na Santa Casa e 599 no Hospital Municipal.
No serviço de Urgência e Emergência, foram realizados 178.955 atendimentos no quadrimestre, divididos entre pediatria, clínica médica e demais especialidades. Na compra de medicamentos foram gastos pelo Município R$5,6 milhões em 2020, montante dividido entre recursos municipais, estaduais e federais. Já sobre o combate à Covid-19 foram gastos R$ 29,5 milhões em 2020.
Participaram da audiência os vereadores Mauro do Salão (PL), Inês Paz (PSOL) Zé Luiz (PSDB), Juliano Botelho (PSB), Edinho do Salão (MDB), Marcos Furlan (DEM), prof. Edu Otta (PODE) e Fernanda Moreno (MDB). “Esse espaço é fundamental, pois dá a sociedade a oportunidade de saber como a Secretaria de Saúde está atuando no Município”, ressaltou o presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa, Francimário Vieira Farofa.
Naufel, em suas considerações finais, fez questão de enaltecer o trabalho de sua equipe técnica da Saúde. “Qualquer uma das diretoras poderia tranquilamente sentar na cadeira de Secretário do Município. Todos têm capacidade técnica muito grande. O município está muito bem dotado com o pessoal técnico”, afirmou.
A Rede Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes é composta por 22 Unidades Básicas de Saúde, treze Estratégia e Saúde da Família, vinte Unidades Especiais, como o Mãe mogiana, Cure, entre outros, sete Unidades de Saúde Mental, um Hospital Municipal e sete Unidades de Pronto Atendimento 24h.