Na sessão ordinária desta quarta-feira (17), o Legislativo de Mogi das Cruzes aprovou a Moção 08/2021, de autoria dos vereadores Francimário Vieira Farofa (PL), Edson Santos (PSD) e Zé Luiz (PSDB). O documento pede ao prefeito Caio Cunha (Pode) pela renovação do contrato com a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, no projeto “Pequenos Músicos, Primeiros Acordes nas Escolas”. O contrato com a Orquestra, responsável pelo Projeto, encerrou em dezembro de 2020 e não foi renovado.
O vereador Francimário Vieira Farofa ressaltou a importância do Projeto na cidade, tanto para as crianças quanto para os músicos que dependem do contrato. “Acompanhei muito de perto o trabalho da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, com o projeto Pequenos músicos. Muito bom. Vale destacar também que todos os 70 monitores dependem da musicalização em nossa cidade”.
“A gente chama a sensibilidade do prefeito Caio porque ele disse que seria a renovação e a mudança. Então um projeto que está dando certo deveria ser mantido”, complementou a vereadora Inês Paz (PSOL).
“A obrigação nossa enquanto vereadores é estar discutindo o assunto e pedindo sim para o prefeito Caio Cunha manter esse projeto, que faz diferença na vida dos jovens”, afirmou Edson Santos.
Os vereadores Zé Luiz, Marcos Furlan (DEM) e Fernanda Moreno (MDB) também falaram no Plenário sobre a necessidade de manter o projeto.
Em um vídeo disponibilizado no Facebook, Caio Cunha explicou que o Projeto não acabou e garantiu que ele será ampliado. O prefeito ainda falou que o Projeto necessita de algumas adequações contratuais e por isso não foi renovado
O projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação desde 2011, oferece aulas de musicalização em período de aula e ensino sinfônico no contraturno escolar para mais de 10 mil alunos de 15 escolas municipais.