Faleceu, na tarde desta sexta-feira (15), em Mogi das Cruzes, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, Miled Cury Andere, aos 100 anos de idade.
Miled Cury Andere nasceu em Mogi das Cruzes em 25 de dezembro de 1920, filho de Maria Tereza e José Cury Andere, de ascendência libanesa. Fez o curso primário na escola de Dona Narcisa das Dores Pinto e no Grupo Escolar Coronel Almeida, o ginasial. Fez também o Curso de Administração e Orientação Escolar no Instituto Pedagógico do Ensino Industrial, em São Paulo.
Miled foi combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), tendo lutado na Itália nos anos de 1944 e 1945. Foi um dos fundadores da Associação dos Expedicionários Mogianos e seu presidente por várias gestões. Hoje na sede funcionam o Centro de Cultura Expedicionários Mogianos e o Museu da FEB.
Foi vereador na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes de janeiro de 1956 a dezembro de 1959 (3ª Legislatura), tendo sido presidente do Legislativo no ano de 1957.
Ainda em 1957 instalou a Escola Industrial Presidente Vargas em Mogi das Cruzes, onde se aposentou como diretor. Em 1970 instalou e dirigiu, até 1974, a Escola Industrial Bicudo Leme, de Pindamonhangaba. Como professor de Biologia Educacional, trabalhou nas escolas: Instituto de Educação Dr. Washington Luiz, Liceu Braz Cubas, Organização Mogiana de Educação e Cultura (OMEC) e Liceu Santo Antonio, em Suzano.
Atuava na Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes como voluntário desde 1956. Em 1993, foi festeiro da tradicional festa. Em 1994, foi um dos fundadores da Associação Pró-Divino, ocupando vários cargos em sua diretoria, inclusive de presidente.
Em 1953, tornou-se associado do Rotary Club de Mogi das Cruzes. Atuou em todos os cargos de diretoria e foi presidente na gestão 1996-1997. Foi por muitos anos membro da diretoria da AMDEM. Pertencia à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes desde 1960. Foi um dos fundadores do Coral 1º de Setembro, em 1953, tendo sido presidente do mesmo por várias gestões.
Foi patrono da Associação Mogicruzense de História, Artes e Letras (AMHAL) e autor do livro “Memórias de um Mogiano na FEB”, editado pela Edusp (Com-Arte 2011) e dos livros “Retalhos”, “Retalhos II”, “Retalhos III” e “Reminiscências”, todos com editoração própria. Seu último livro foi “Frio a Frio”, baseado em fatos da Guerra, que teve impressão e distribuição feita por ele de forma artesanal, em 2018.
Em 2019 recebeu o Título de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, pelos relevantes serviços prestados ao município.