Na tarde desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, e sua equipe técnica para uma reunião sobre a Covid-19 no município. O encontro foi solicitado durante a sessão ordinária de ontem (15) pelo vereador Iduigues Martins (PT) e teve como objetivo debater as ações da Pasta no combate à pandemia.
A reunião foi comandada pelo vereador Cláudio Miyake (PSD), presidente interino do Legislativo e contou com a presença na Mesa do presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, Otto Rezende (PSD). “É um assunto muito importante que merece a nossa atenção, pois é a saúde pública de nossa cidade”, afirmou.
No início da audiência, Naufel atualizou os parlamentares em relação à ocupação dos leitos da cidade destinados ao tratamento da Covid-19. A ocupação está em 75% em leitos de UTI e 53% em leitos de enfermaria. Já são quase 12 mil casos na cidade, com uma taxa de letalidade de 4,3%. O secretário afirmou que são números elevados de internação. “Estamos com um repique que nos fez retornar aos números semelhantes ao fim de agosto e começo de setembro”.
Naufel, no entanto, fez questão de tranquilizar os vereadores e a população e garantiu que o município está preparado para o aumento nos casos da doença. O secretário informou que a Pasta da Saúde conseguiu aumentar o número de leitos em mais 45, principalmente por conta do uso da Unicafisio para o tratamento da doença, com a disponibilização de mais 30 leitos.
O vereador Iduigues agradeceu o secretário pelas explicações e demonstrou tranquilidade com os números apresentados. “São informações animadoras. Fico feliz em saber que temos planos para ampliação dos leitos”, afirmou.
Também estiveram presentes os vereadores Edson Santos (PSD), Maurinho do Despachante (PSDB), Protássio Nogueira (PSD), Rodrigo Valverde (PT), Marcos Furlan (DEM) e Fernanda Moreno (MDB).