Na sessão ordinária desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 12/2020, de autoria do vereador e prefeito eleito Caio Cunha (Pode). O Projeto homenageia o professor José Henrique Porto com o título de Cidadão Mogiano, pelos relevantes serviços prestados ao município.
José Henrique Porto nasceu em 26 de maio de 1980 na cidade de Mogi das Cruzes — SP. É educador formado em História pela USP — Universidade de São Paulo no ano de 2003, pós-graduado em Fundamentos da Educação para o Pensar pela PUC-SP — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2010 e pós-graduado em Educação Integral e Práticas Pedagógicas pelo Instituto Singularidades em 2018.
Tem experiência como professor desde o ano 2000, atuando boa parte da carreira na cidade de Mogi das Cruzes. Lecionou/leciona disciplinas de Ciências Humanas, Educomunicação, Curadoria do Conhecimento, Práticas Pedagógicas Inovadoras e Autoconhecimento em diversas instituições de ensino de educação básica e superior, fazendo parte de variados projetos, ajudando não só a formar inúmeros alunos, mas também a formar inúmeros professores.
Professor Porto, como é conhecido, é palestrante formador e consultor em Inovação Pedagógica pelo Laboratório Humanista, tendo realizado palestras em variados eventos e em diversas cidades pelo Brasil, influenciando na forma com que os professores enxergam o sistema de ensino e sua metodologia.
É idealizador do projeto Simula Mogi — Evento de Gamificação e de Educação Política, que vem logrando sucesso em suas realizações e, evidentemente, constituindo-se como uma importante prática pedagógica, desenvolvimento crítico e de cidadania da população mogiana.