A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, por meio do Requerimento 110/2020, aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (02), parabenizou os vereadores Taubaté Guimarães (PTB) e Cuco Pereira (PSDB) pela carreira política como vereadores, que se encerra na atual legislatura. Os parlamentares não disputaram as últimas eleições e encerram seus mandatos neste ano.
A iniciativa foi do vereador Otto Rezende (PSD), mas foi subscrita pela totalidade dos vereadores da Casa. Tanto Taubaté quanto Cuco receberão placas de aço com dizeres alusivos à homenagem durante a última sessão ordinária do ano, dia 16 de dezembro. “Eu tenho muito que os agradecer. Vocês têm nos ensinado, respeitado e acolhido. Vamos fazer muitas homenagens e Mogi das Cruzes ainda tem muito a homenageá-los. Esse requerimento é uma maneira de dizer a vocês um muito obrigado”, disse Rezende.
“É com grande prazer que hoje a Casa faz essa homenagem. Vão fazer falta, mas com certeza serão nossas fontes de informação por muito tempo”, afirmou Fernanda Moreno (MDB).
“Foi uma honra e um aprendizado muito grande trabalhar com dois gigantes com oito mandatos cada um, com muita coerência, trabalho e respeito aos munícipes da nossa cidade”, complementou Francimário Vieira Farofa (PL).
O homenageado Cuco Pereira, emocionado, agradeceu aos vereadores pelos elogios. “Eu não estou preparado para receber elogios. Fiquei emocionado em saber que tudo aquilo que tentei fazer na Câmara Municipal não foi em vão, mas teve um reconhecimento por parte dos vereadores”.
Já Taubaté Guimarães, além de agradecer pela homenagem, também falou dos desafios enfrentados durante os mandatos. “Foram muitos anos que aqui estivemos, enfrentando as mais diversas adversidades, mas sempre com o objetivo voltado para o progresso de nossa querida Mogi das Cruzes e o atendimento a nossa gente”.
Biografia dos homenageados
Nascido em Taubaté, o vereador Benedito Faustino Taubaté Guimarães, cursou a Faculdade de Direito na Universidade Braz Cubas (UBC), concluindo em 1978, e traçou sua história com Mogi das Cruzes sendo professor do Curso Preparatório de Admissão (1965 a 1970), guarda civil do Estado de São Paulo (1963 a 1972), secretário do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Mogi das Cruzes (1970 a 1972), oficial de Justiça do Fórum de Mogi das Cruzes (1972 a 1988). Na política, em 1988 foi eleito vereador à Câmara Municipal de Mogi das Cruzes pelo PTB e reeleito por cinco mandatos consecutivos: 1989 a 2008.
No ano de 2009, Taubaté foi convidado pelo ex-prefeito e atual deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli para ser consultor para assuntos especiais na Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. Em 2012, foi eleito vereador para o mandato de 2013 a 2016 e em 2016, foi reeleito vereador para o mandato de 2017 a 2020.
Nascido em São Paulo, o vereador José Antonio Cuco Pereira cursou a Faculdade de Direito na Universidade Braz Cubas e nela foi vice-presidente do Diretório Acadêmico 1° de Setembro.
Em 1961, através de concurso público, assumiu o cargo de escriturário da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, sendo o primeiro funcionário concursado do Legislativo. Logo em seguida, foi designado para assumir a função de assessor técnico da Assessoria Técnico Legislativa, onde prestou serviços até junho de 1964.
Em julho de 1964, novamente através de concurso público, desta vez federal, assumiu o cargo de fiscal do IAPI, auditor fiscal de Contribuições Previdenciárias do INSS, função que ocupou até 25 de janeiro de 1989, data em que se aposentou. Foi chefe da Fiscalização (Grupo Fiscal) de 1980 a 1982, sendo que este foi transformado no cargo de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil.
Na vida pública, foi fundador do PMDB em Mogi das Cruzes, no ano de 1982, sendo eleito primeiro secretário da Diretoria Executiva. Eleito vereador à Câmara Municipal de Mogi das Cruzes em 1982, foi sucessivamente reeleito para a Câmara até 2008, quando foi eleito vice-prefeito na chapa de Marco Aurélio Bertaiolli, sendo reeleito em 2012. Na eleição de 2016, foi eleito vereador e retornou à Câmara de Mogi das Cruzes.
Cuco Pereira foi líder do PMDB por diversos anos e também do PSDB, após seu ingresso na legenda. Um marco da sua trajetória, e demonstração do quanto sempre foi admirado, é que Cuco é o vereador da ativa que mais vezes foi presidente da Câmara Municipal, administrando a Casa nos anos de 1991, 1992 e 1995, 2001, 2002, 2007 e 2008.