Foi aprovado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira (25), o Projeto de Lei 11/2019, que institui o Dia Municipal de Conscientização da Neuromielite óptica. De autoria do vereador Edson Santos (PSD), a proposta visa contribuir “para que os profissionais e instituições de saúde do município tenham condições de identificar com maior celeridade e eficiência as ocorrências da doença, possibilitando o tratamento adequado e precoce dos seus pacientes”.
O Dia Municipal de Conscientização da Neuromielite Óptica será comemorado anualmente no dia 27 de março, instituindo assim o Março Verde. Na data serão promovidas ações informativas sobre o sintoma da doença e a conscientização sobre a importância do tratamento precoce da mesma. A proposta ainda contou com duas emendas modificativas, do próprio autor, que fizeram algumas adequações no texto, a fim de melhorar o seu entendimento.
A neuromielite óptica (NMO) é uma doença autoimune inflamatória do sistema nervoso central (SNC) caracterizada por atingir e destruir os nervos ópticos e da medula espinhal.
"A medida contribuirá para que os profissionais e as instituições de saúde do município tenham condições de identificar com maior celeridade e eficiência as ocorrências da doença, possibilitando o tratamento adequado e precoce dos seus pacientes", explicou Santos.