O Legislativo mogiano, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (24), aprovou os projetos de Lei 103/2020, de autoria do vereador Otto Rezende (PSD) e 108/2020, de autoria do presidente da Casa, vereador Sadao Sakai (PL), ambos para denominação de logradouro público, no Residencial Real Park Tietê e Residencial Mosaico Essence, respectivamente.
No Projeto de Lei 103/2020, a proposta de Rezende visa modificar o nome da atual Rua Dezessete, no Real Park Tietê, dando-lhe o nome de Osvaldo Deodono, em memória póstuma. O logradouro tem início na Rua Odila Rodrigues Martins e término na Rua Gustavo Rodrigues de Souza.
Já no Projeto 108/2020, Sadao Sakai propôs alterar o nome da atual Rua Dezesseis, no Residencial Mosaico Essence, dando-lhe o nome de Osório Mariano Barbosa. O logradouro tem início na Rua Quinze e término na Rua Vinte e três.
Osvaldo Deodono nasceu em São Paulo, no dia 09 de setembro de 1918. O homenageado foi motorista do departamento de profilaxia da Lepra, no Sanatório Santo Ângelo, em 1958. "Em reconhecimento ao seu valoroso desempenho, fora transferido ao Posto de Saúde de Mogi das cruzes, o que motivou a fixar residência nesta cidade, no bairro de Jundiapeba".
Em 1969 passou a atuar como comissário de menores, por convite do magistrado responsável pelo Fórum de Direito e dos Menores de Mogi das Cruzes. Em Jundiapeba promoveu diversas atividades sociais, junto à Igreja Católica e também no clube de futebol Santo Ângelo do qual foi vice-presidente.
Osório Mariano Barbosa nasceu em Mogi das Cruzes no dia 15 de março de 1921. Ainda jovem, estabeleceu o ponto comercial na Rua Senador Dantas, local onde auxiliou muitas pessoas carentes. O homenageado ingressou nos Correios, empresa onde trabalhou até a aposentadoria. Após aposentado, Osório ainda atuou como inspetor de alunos na Faculdade de Direito UBC - Universidade Braz Cubas. O homenageado faleceu no dia 21 de novembro de 2010.