Na sessão ordinária desta terça-feira (20), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento 101/2020, de autoria do vereador José Antonio Cuco Pereira (PSDB). O documento consignou votos de aplausos e congratulações ao jornalista Francisco Ornellas, pelo lançamento do livro Urupemas, uma coletânea de crônicas publicadas no jornal O Diário.
“A ideia da obra Urupema é que o leitor seja levado a um passeio histórico por Mogi das Cruzes e a partir destes relatos, o leitor possa entender mais sobre a cidade, a partir das situações vividas por seus habitantes”, pontuou Pereira, no documento apresentado ao Plenário.
O jornalista Chico Ornellas coleciona muitas histórias da cidade, como a do “Código de Posturas” de 1882, o primeiro de Mogi”. Em outro caso, a revelação de que Natalino José do Nascimento, o Natal da Portela, é mogiano.
Durante entrevista sobre o livro, Chico Ornellas afirmou que o livro ‘Urupema – Um Passeio Histórico por Mogi das Cruzes’ funciona como uma espécie de almanaque de curiosidades, mas com uma pitada de humor característica de seus textos.
Para Ornellas, saber onde fica o beco do Sapo, torcer para o União e até ter medo de encontrar a noiva da estrada em uma das curvas da Mogi-Guararema é ser de fato mogiano.