Foram aprovados pela Câmara de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira (30), projetos de lei que denominam ruas na Vila Natal, Granja Anita e Porteira Preta. O primeiro Projeto de Lei (83/2020), de autoria do vereador Cuco Pereira (PSDB), dá o nome de Dr. Francisco Miguel Cury à atual Rua Seis, situada no bairro Granja Anita. O logradouro tem início na Rua Artur Amaro e final na Rua Jacira dos Santos Gavazzi.
Francisco Miguel Cury nasceu em 05 de junho de 1943, na cidade de São Paulo, sendo o primeiro filho do comerciante Salim Cid Cury e de Desmona Cury. Ele passou a infância brincando ao lado dos cinco irmãos. Fez o primário no Externato Rangel Pestana e o Ginásio e o Técnico no Colégio Oswaldo Cruz, orientado para as áreas de Engenharia, Direito e Medicina.
Recebeu o diploma de médico em 1973, especializando-se nas áreas de Clínica Geral, Dermatologia, Medicina do Trabalho, Patologia Clínica, Saúde Pública, além de Medicina de Tráfego Aéreo e Terrestre. Dedicou-se ainda ao tratamento de pacientes com lepra atendendo na área de Dermatologia e durante algum tempo atendeu no Hospital Psiquiátrico do Juqueri, de Franco da Rocha. Dois dias depois de se formar começou a trabalhar no Laboratório da UMC e em seguida no Laboratório de Análises Clínicas Bonelli, onde ficou até 1974. Durante um período também foi professor do Colégio Policursos, no curso preparatório. Anos depois também foi professor da Faculdade de Medicina da UMC, onde se formou e atuou por 25 anos, coordenando as áreas de Saúde Pública e Clínica, além do estágio dos formandos na Santa Casa de Mogi, paralelamente ao trabalho no consultório. Além de médico, Dr. Francisco Miguel Cury se formou em Jornalismo em 2015. Foi presidente do Rotary Club Mogi das Cruzes Oeste em 1985-1986 e da Associação de Rotarianos de Mogi das Cruzes, onde realizou vários projetos e pronunciou numerosas palestras. Faleceu no dia 23 de outubro de 2019 aos 76 anos.
Outro projeto aprovado, também de Cuco Pereira (PL 92/2020), altera o nome da atual Rua Seis, no Loteamento Residencial Mosaico, no bairro Porteira Preta. A via pública passará a ser chamada de Emídio Muffo. O logradouro tem início na Rua Quatro e término na Rua Dr. Nilton Antonio Montemór.
Emídio Muffo nasceu no dia 18 de abril de 1933 na cidade de Spoltore, na região de Pescara, na Itália. Em 1952, com 19 anos de idade a família veio para o Brasil para trabalhar na lavoura nos municípios de Santa Cruz de Rio Pardo, na região de Assis e Santa Rosa de Viterbo, na região de Ribeirão Preto. Anos mais tarde, a família mudou-se para Ferraz de Vasconcelos, onde especializou-se na prestação de serviços de jardinagem prestando serviços nas indústrias Hoechst do Brasil e Sedas em Suzano e a Gutermann, em Mogi das Cruzes.
O espírito empreendedor o fez enveredar pela criação de sua própria empresa que prestava serviços na área de conservação, urbanização, jardinagem e paisagismo. Sempre interessado em prestar serviços à comunidade entrou para as fileiras do Rotary Club Mogi das Cruzes-Oeste no dia 10 de outubro de 1972 desempenhando tarefas em diversas comissões. Foi presidente do Rotary Club Mogi das Cruzes-Oeste na gestão 1991-1992. Faleceu no dia 04 de setembro de 2016 aos 83 anos de idade.
Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei 91/2020, de autoria do vereador Protássio Nogueira (PSD) que denomina a rua sem nome, na Vila Natal. O Logradouro passará a ser chamado de Rua Paris. A Rua tem início na Avenida José Glicério de Melo e término na Rua dos Vicentinos.
Segundo o vereador, o nome foi uma escolha dos próprios moradores do local, que já chamavam o logradouro como Rua Paris.