Na manhã desta terça-feira (18), o secretário municipal de Saúde, dr. Henrique Naufel, e sua equipe técnica estiveram no auditório da Câmara de Mogi das Cruzes para prestação de contas da Saúde. A audiência, que foi comandada pelo vereador dr. Otto Rezende (PSD) atende ao disposto na Lei Orgânica Municipal, que determina que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, preste contas à Câmara a respeito das verbas destinadas à Pasta.
“É uma audiência de extrema importância para a sociedade, pois traz os dados da Saúde do nosso município e dá a oportunidade da participação popular”, pontuou Rezende.
Na audiência, o secretário de Saúde mostrou dados referentes ao segundo quadrimestre de 2020, tais como investimentos, gastos totais, controle de doenças, números de procedimentos clínicos e cirúrgicos etc.
Atualmente, há em Mogi das Cruzes 22 Unidades Básicas de Saúde, vinte Unidades Especiais, sete Unidades de Saúde Mental e um Hospital Municipal em funcionamento, além de sete Unidades de Pronto Atendimento. A equipe técnica da Secretaria de Saúde também informou sobre a atenção primária de Saúde. De acordo com os dados, foram agendadas 82.643 consultas no segundo quadrimestre do ano, sendo 39.919 de médico clínico, 22.105 de médico ginecologista e obstetra, 15.021 de médico pediatra e 5.598 de dentista. Quanto aos exames foram agendados – entre maio e agosto - 30.223 coletas laboratoriais e 1.986 coletas de Papanicolau. A Secretaria informou que os números de coleta de exames foram reduzidos no quadrimestre por conta da pandemia da Covid-19. O índice de absenteísmo (faltas) nas consultas foi de 8,58%.
Também estiveram presentes na audiência o secretário de Gabinete da Prefeitura, Romildo Campello e o vereador Francimário Vieira Farofa (PL).