A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (16), o Projeto de Lei 90/2020, de autoria do Executivo, que cria e denomina a Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes – Prefeito Manoel Bezerra de Melo. O equipamento público funcionará na Rua Francisco Afonso de Melo, no distrito de Braz Cubas.
De acordo com o Projeto de Lei, será a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que dotará a Maternidade com os recursos humanos e materiais para o funcionamento.
O vereador Francimário Vieira Farofa (PL) fez o uso da tribuna para agradecer aos vereadores pela aprovação da proposta. Farofa também falou da homenagem póstuma ao ex-prefeito Padre Melo. “Contribuiu para o crescimento da cidade. Fico muito feliz por todos os vereadores terem votado. É uma grande alegria conseguir isso”.
Manoel Bezerra de Melo chegou a Mogi das Cruzes em 1962 como padre católico. Na cidade passou a se dedicar à Educação, fundou um curso de admissão ao ginásio em 1962, embrião daquela que viria a ser a primeira universidade privada de Mogi das Cruzes.
Foi três vezes deputado federal por São Paulo e uma vez, como constituinte, pelo Ceará. Foi prefeito de Mogi das Cruzes, após ter sido eleito como vice numa chapa encabeçada por Francisco Ribeiro Nogueira. No segundo ano de mandato, Nogueira faleceu de problemas cardíacos e Melo assumiu.
Foi responsável, durante o seu mandato, pelo início das obras da passagem subterrânea que liga os bairros Shangai e Mogilar e pela construção do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos.