A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta terça-feira (11), aprovou o Requerimento 81/2020, que consignou votos de aplausos e congratulações ao Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes. De iniciativa dos vereadores Edson Santos (PSD) e Otto Rezende (PSD), a homenagem foi feita na pessoa da secretária municipal de Saúde adjunta, a médica Rosângela da Cunha e das funcionárias que atuam na unidade. “Mogi é uma das únicas cidades que tem um Banco de Leite tão atuante e agora, que estamos no mês de agosto, que é o mês de incentivo à amamentação, gostaria de estar homenageando essa instituição de saúde”, explicou Edson Santos.
O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes, desde sua implantação em 2013, incentiva a amamentação e a doação de leite materno para os bebês que estão nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI) neonatais. O atendimento já ganhou certificado de excelência “Padrão A – Categoria Ouro” pelo desempenho alcançado.
O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece em agosto, teve início em 1990 num encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) com a UNICEF, quando foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.