Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Padre Cícero Esmerindo receberá título de Cidadão Mogiano
05/08/2020 - 17:33:00

Os vereadores de Mogi das Cruzes, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (05) aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo 08/2020, de autoria de Marcos Furlan (DEM), que concede o título de Cidadão Mogiano ao padre Cícero Esmerindo Sobral da Silva pelos relevantes serviços prestados ao Município. 

Cícero Esmerindo Sobral da Silva nasceu em 13 de janeiro de 1980, em Maraial em Pernambuco. É filho do agricultor João Esmerindo da Silva e da alagoana Terezinha Maria Sobral da Silva, que além de Cícero teve mais 10 filhos. Em 1991 os pais de Cícero vieram para São Paulo, mais especificamente para Mogi das Cruzes, no distrito de Taiaçupeba, no bairro de São Sebastião.

Cícero Sobral começou trabalhar na lavoura aos 11 anos de idade. Deu início aos estudos aos 12 anos na Escola Municipal Rural Eunice de Almeida Professora, no bairro São Sebastião e concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Benedito de Souza Lima.

No ano de 2004 ingressou na Casa Propedêutica e teve domicílio na Casa Vocacional Nossa Senhora do Socorro. Em 2005 iniciou o Curso de Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo XVI, e em 2008 cursou Teologia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na Diocese de Mogi das Cruzes.

Como seminarista fez estágio nas paróquias das cidades de Santa Isabel, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e em Mogi das Cruzes. Nos estágios dedicou especial atenção às pessoas em situação de rua, dependentes químicos e aos jovens, com palestras na pastoral da Juventude.  

Em 2010 o seminarista Cícero Sobral se ausentou do Seminário Sagrado Coração de Jesus para trabalhar e ajudar sua mãe no sustento da casa. Trabalhou na feira em Biritiba Mirim, na empresa de Telecomunicação Tivit, por pouco tempo, até que começou a dar aulas. Primeiro na Escola Estadual Professor Cláudio Abraão, no distrito de Braz Cubas, depois na Escola Estadual Alzira Fernandes Scungisqui, no Jardim Aracy.  Já em 2012 retornou para o Seminário Sagrado Coração de Jesus, da Diocese de Mogi das Cruzes. Foi ordenado Diácono em 5 de abril de 2013. Exerceu seu ministério diaconal como colaborador na Paróquia Santa Cruz, em Taiaçupeba.

Em 26 de outubro de 2013 foi nomeado para o cargo de vigário da Paróquia São José, em Salesópolis, São Paulo. Em agosto de 2014, Padre Cícero foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Roque, em Mogi das Cruzes, no distrito de Braz Cubas. Na cidade, Padre Cícero também deu início ao projeto Criança Feliz, promovendo lazer gratuitamente.

Em 2016, de volta a Mogi as Cruzes, Padre Cícero foi nomeado vigário da Paróquia São José Operário, no distrito de Jundiapeba. Nesta nova missão investiu na evangelização, deu continuidade às Missas Sertanejas, o Projeto Criança feliz, e a organização das Pastorais.

Em 2017, o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini nomeou Padre Cícero como responsável pela Igreja Santo Antônio e Nossa Senhora de Pentecoste, na Vila Nova da Estação, em Braz Cubas. Também no mesmo ano, Padre Cícero assumiu a Igreja São Judas Tadeu no Conjunto Jefferson, em César de Sousa, e posteriormente a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Varinhas.

“Diante da tamanha atenção com as famílias em situação de vulnerabilidade social, em especial os enfermos, crianças, jovens, Padre Cícero passou a ser chamado de "Padre do Povo"”, ressaltou o vereador Furlan, no documento apresentado ao Plenário.

Escritor e poeta, Padre Cícero já teve dois livros publicados pelas editoras Physis e Trevo, sendo Panorama da Literatura Brasileira Contemporânea e Antologia Poesia Agora inverno 2019.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583