A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (15), o Projeto de Decreto Legislativo 04/2020, de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), que concede o título honorífico de Cidadão Mogiano ao professor doutor Renan Antônio da Silva, pelos relevantes serviços prestados ao Município. No documento apresentado ao Plenário, a parlamentar destacou a contribuição do professor à comunidade. “Jovem pesquisador que se dedica a inclusão educacional e de políticas públicas, além dos muros da Universidade de Mogi das Cruzes”.
Renan Antônio da Silva nasceu na cidade de Orlândia, interior de São Paulo, no dia 05 de dezembro de 1988, filho de Reginaldo Antônio da Silva e Maria Luiza da Silva, tendo como irmãos, Renato Antônio da Silva e Maria Júlia Silva Guarnieri. Iniciou os estudos nas escolas EMEB Irma Miranda Mello, EMEB Coronel Francisco Orlando, Escola Estadual Oswaldo Ribeiro Junqueira e ETEC Prof. Alcídio de Souza Prado.
Licenciado em Ciências Sociais (2011), é mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Foi bolsista pela Fundação para o Desenvolvimento da Universidade de São Paulo (Fundunesp) nos anos de 2014 e 2015. Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE – Portugal.
O homenageado também foi docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marilia (2018/2019). Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Foi Chefe de Gabinete de Reitoria do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Publicou mais de 50 artigos científicos, 25 capítulos de livros, quatro livros e organizou outras duas obras.
O doutor ainda recebeu os seguintes prêmios e honrarias: Título de Cidadania Uberabense, pela Câmara Municipal de Uberaba (2009), Indicação para receber a Medalha Rui Barbosa (2017); Projeto de doutorado aprovado na VII Escuela de la Red de Posgrado en Infancia y Juventud RedINJU (2017). É membro editorial em 7 periódicos, avaliador Ad Hoc em 31 revistas científicas, destacando os seguintes periódicos: Educação e Pesquisa USP (Qualis A1) e Revista Ciência & Saúde Coletiva Fiocruz (Qualis A1). Revisor em 3 agências de fomento: CAPES, FAPESP e da Association for students and alumni of Erasmus Mundus Master (2015 - 2016). Com experiência na área de Antropologia, atua em soluções inovadoras voltadas às Políticas Públicas em Educação. Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA) - UNESP, UMC, PUC/SP e UNESCO. Vice-Líder no Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas (GRUPPU/ UMC). Pesquisador Associado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Pesquisador no Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Consultor no United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO).