A Moção 19/2020, de autoria do vereador Clodoaldo de Moraes (PL), foi aprovada pelos vereadores mogianos por unanimidade na sessão ordinária desta quarta-feira (01). A propositura parabeniza a Associação Afro-brasileira Nossa Senhora Aparecida – Casa Dandara pelos serviços prestados ao Município e pelo aniversário de um ano de funcionamento (no próximo dia 28).
“Pude ver a satisfação e alegria, não só do corpo de funcionários, mas também das mulheres que estão sento assistidas pelo programa. É uma casa que tem resgatado os laços familiares e reinserido as pessoas no meio familiar”, ressaltou o vereador Clodoaldo Moraes.
Com capacidade para acolher 30 mulheres, a Casa Dandara é um acolhimento provisório para mulheres, acompanhadas ou não de seus filhos, em situação de ameaça ou risco de morte em razão da violência doméstica ou familiar, causadora de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral. O endereço é sigiloso, para a segurança das abrigadas e de seus filhos. O funcionamento é ininterrupto e conta com equipe multidisciplinar para atendimento e apoio (psicóloga, assistente social e educadoras sociais).
Os contatos com o serviço são feitos em atendimento nas Delegacias de Defesa da Mulher ou em Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Além de proteger, atender e acolher, o abrigo também desenvolve algumas atividades e encaminhamentos que visam propiciar o início da reestruturação da vida e a superação da situação de violência.
Os vereadores Mauro Araújo (MDB), Iduigues Martins (PT), Fernanda Moreno (MDB), Maurinho do Despachante (PSDB) e Francimário Vieira Farofa (PL), fizeram o uso da palavra para parabenizar Clodoaldo pela iniciativa e enaltecer o trabalho da entidade no Município.
“Estamos vivendo um momento muito difícil, nessa pandemia e dentro dos lares, principalmente nas periferias as pessoas mais simples, as mulheres estão sofrendo de mais. É assustador o número de aumento de casos de violência contra crianças e mulheres nessa pandemia”, destacou Mauro Araújo.
“Vocês nesse momento delicado ganham forças para poder vencer as dificuldades para ajudar as pessoas que precisam. Que Deus abençoe e fortaleça esse trabalho de vocês”, desejou Maurinho do Despachante.
“O que norteia o trabalho dessa entidade é contra o racismo, pela igualdade social”, complementou o vereador Iduigues.