Foi aprovado, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, o Projeto de Lei 54/2019, de autoria dos vereadores Edson Santos (PSD) e Mauro Araujo (MDB), determinando que todas as unidades de pronto atendimento 24 horas do município de Mogi das Cruzes, deverão realizar o teste rápido do novo Coronavírus, causador da Covid-19, para pacientes que já tenham sido atendidos em suas unidades, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19) na atenção primária à saúde e, ainda, tenha sinalizada a suspeita da doença, respeitando a metodologia do exame e melhor aproveitamento do teste.
“É um Projeto que a gente considera importante. Acho que não dá mais para as pessoas passarem na UPA, pegar atestado e não fazer o teste. É um projeto onde se coloca o teste rápido nos pronto-atendimentos da cidade, nas UPAs 24 horas, hospitais, incluindo também o pró-criança”, explicou Edson Santos.
“Precisa testar a população para que você possa ter políticas públicas. Infelizmente, no nosso país as pessoas não se empenham e com isso mostram que não é falta de recurso. Mogi das Cruzes só tem testado quem é internado em estado grave”, lamentou Araújo.
“É um projeto muito importante, principalmente para a gente ter a real percepção de como está a relação da cidade com a Covid-19”, complementou Caio Cunha (PODE).
Já a vereadora Fernanda Moreno (MDB) pediu cobrança à rede privada também. “Gostaria também que a casa cobrasse a rede particular, as pessoas chegam no Ipiranga e no Santana, com convênio, e eles se recusam a fazer o teste”, disse.
Ainda de acordo com o Projeto, também terão direito a realização do teste rápido do novo Coronavírus, causador da Covid-19, nas unidades de pronto atendimento 24 horas do município de Mogi das Cruzes, os profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social e Segurança Pública Municipal, que estejam comprovadamente atuando na linha de frente no combate à pandemia.