A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta terça-feira (16), aprovou a Moção 16/2020, que apela ao governador João Doria (PSDB) para que realize estudos urgentes para incluir, na flexibilização da economia nos municípios em que as condições sanitárias permitirem, a abertura de Escolas Técnicas e cursos preparatórios.
O vereador Jean Lopes (PL), autor da iniciativa, fez o uso da palavra para defender a medida, argumentando a necessidade dos alunos de se preparar para os vestibulares. “Há a necessidade da preparação dos alunos, muitos não têm condições ou expertise para estudarem em casa, remotamente, outros sequer têm acesso à internet ou aparelhos celulares”, afirmou.
Lopes afirmou que não há previsão para o cancelamento dos vestibulares, por parte do Governo Federal, em 2020, e por conta disso muitos estudantes estão com dificuldades para se preparar. O vereador ainda ressaltou que o setor de ensino técnico e profissionalizante tem condições de implementar o regramento proposto para combater a proliferação do novo Coronavírus.
O documento ainda será enviado aos deputados federais Marco Bertaiolli (PSD-SP), Márcio Alvino (PL-SP), Wellington Roberto (PL-PB) e aos deputados estaduais Marcos Damásio (PL) e André do Prado (PL).