Na sessão ordinária desta terça-feira (09), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes fez um minuto de silêncio em homenagem ao ex-prefeito, fundador e chanceler da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Manoel Bezerra de Melo (Padre Melo), que faleceu nesta terça-feira, em razão de insuficiência cardíaca. Os vereadores lamentaram o ocorrido e fizeram o uso da palavra para enaltecer a trajetória do padre na cidade.
“Em nome do MDB gostaria de externar os meus votos de profundo pesar a toda família Melo. Poucas pessoas participaram tanto da história de Mogi das Cruzes como o Padre Melo”, lamentou o vereador Mauro Araújo.
“Pessoa que gosta da cidade e tinha um carinho especial com a política da cidade. Ele marcou época na história política de Mogi das Cruzes”, afirmou Antonio Lino (PSD).
O vereador Pedro Komura (PSDB) ressaltou as conquistas de Melo na Educação. “Mogi das Cruzes deve muito a esse cidadão, que constituiu a Universidade de Mogi das Cruzes, onde teve milhares e milhares de alunos. Padre Melo deixa um legado enorme em nossa cidade”, afirmou.
“Tenho certeza que o Padre Melo deixou um grande legado e contribuiu muito para o crescimento da cidade. Fico muito feliz em ter feito essa homenagem. Ficam aqui as minhas condolências em nome do Partido Liberal”, ressaltou o vereador Francimário Vieira Farofa (PL). Os vereadores Cuco Pereira (PSDB) e pastor Carlos Evaristo (PSB) também prestaram homenagens a Padre Melo durante a sessão.
Bezerra de Melo chegou a Mogi das Cruzes em 1962 como padre católico. Na cidade passou a se dedicar à Educação, fundou um curso de admissão ao ginásio em 1962, embrião daquela que viria a ser a primeira universidade privada de Mogi das Cruzes.
Foi três vezes deputado federal por São Paulo e uma vez, como constituinte, pelo Ceará. Foi prefeito de Mogi das Cruzes, após ter sido eleito como vice numa chapa encabeçada por Francisco Ribeiro Nogueira. No segundo ano de mandato, Nogueira faleceu de problemas cardíacos e Melo assumiu.
Foi responsável, durante o seu mandato, pelo início das obras da passagem subterrânea que liga o bairro Shangai ao Mogilar e pela construção do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos.