Na sessão ordinária desta quarta-feira (06), os vereadores de Mogi das Cruzes aprovaram dois Projetos de Lei (09/2020 e 25/2020) que criam e denominam dois Centros de Educação Infantil Municipal em Mogi das Cruzes, o CEIM Escritor Nelson Albissú e CEIM Prof. Dirceu do Valle, respectivamente, ambos Projetos de autoria do prefeito Marcus Melo (PSDB).
O CEIM Escritor Nelson Albissú funcionará na Rua Augusto Regueiro, no Distrito de Jundiapeba, enquanto o CEIM Prof. Dirceu do Valle será instalado na Rua Turquia, no Jardim Aeroporto. Os recursos humanos e materiais para a instalação dos dois centros, de acordo com o Projeto, será de responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Os Projetos de Lei receberam pareceres favoráveis das Comissões Permanentes de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento do Legislativo e agora seguirão para sanção do prefeito.
Homenageados
Dirceu do Valle nasceu em Mariana, interior do estado de Minas Gerais. Chegou a Mogi das Cruzes ainda jovem e, desde então, dedicou toda a sua vida para servir o próximo. Faleceu no dia 28 de outubro de 2015, aos 82 anos de idade, após complicações de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Era casado há mais de 40 anos com a Professora Edna Câmara Coelho do Valle e, juntos, tiveram um filho, o advogado Dirceu Augusto da Câmara Valle, além dos filhos do coração, Carlos Henrique Câmara Coelho e Benedito Ernesto Câmara Coelho, e os netos Sofia Salvai Valle e Tomaz Salvat Valle. Dirceu atuou como diretor do instituto Pró+Vida São Sebastião e era formado em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Foi diretor do Colégio Técnico Presidente Vargas e também provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Atuou como vereador por três legislaturas (1964, 1969 e 1973). O fruto deste trabalho se deu na continuidade de sua importante carreira, quando, nas administrações dos ex-prefeitos Waldemar Costa Filho, Sebastião Cascardo e Francisco Ribeiro Nogueira, assumiu várias Secretarias, como a de Promoção Social, Saúde, e Habitação.
Nelson Albissú nasceu no dia 31 de agosto de 1948. Graduado em Administração de Empresas, trabalhou durante 25 anos na indústria. Formado em Direito, de advogado teve apenas o diploma guardado no canudo, em um canto da gaveta. Seu título mais querido foi o de Mestre em Artes Cênicas, pela Universidade de São Paulo.
Teve 64 livros publicados, por várias editoras, e foi autor de 18 textos teatrais que ascenderam ao palco. Ganhou alguns prêmios e homenagens significativas na literatura e no teatro. Durante décadas, também foi roteirista de tevê, professor universitário, cronista semanal e diretor cultural da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes. Foi coordenador municipal do Idoso, em Mogi das Cruzes, sempre declarando seu amor às crianças, aos velhos e aos bichos.