Na tarde desta quinta-feira (19) a da TV Câmara exibiu ao vivo o Programa Câmara em Debate, em uma edição especial para abordar a questão da pandemia do Coronavirus (Covid-19). O programa, mediado pelo vereador Mauro Araújo (MDB), contou com a presença do presidente da Casa, Sadao Sakai (PL) e do prefeito Marcus Melo (PSDB), além dos vereadores Otto Rezende (PSD), Antonio Lino (PSD), pastor Carlos Evaristo (PSD) e do secretário Municipal de Saúde Henrique Naufel.
“Temos muitas dúvidas e já tomamos várias medidas dentro daquilo que os nossos profissionais da cidade estão entendendo corretas, de acordo com o que já foi presenciado em outros países. É um momento de união, reflexão um momento que temos falado a todos que fiquem em suas casas”, ressaltou Melo.
O secretário de Saúde, Henrique Naufel, expôs as medidas que a Pasta está tomando para conter o vírus. “Montamos uma rede muito bem estruturada, o Hospital Municipal passou a ser a nossa rede de referência para o Covid-19. suspendemos não somente as cirurgias do Município, mas todas as cirurgias eletivas, inclusive da saúde suplementar. Estamos nos preparando para uma possível guerra”, explicou.
Ainda de acordo com o secretário, há atualmente em Mogi das Cruzes 89 leitos de UTI disponíveis para o atendimento dos casos do Covid-19. Naufel também informou que a Município liberou a área de enfermaria do Hospital Municipal para internação, medida que pode expandir o número de leitos disponíveis. O secretário também alertou sobre a necessidade de os cidadãos ficarem em casa para conter o avanço do vírus. “Fiquem em casa, não disseminem a doença. Muita gente vai se infectar, mas não vai apresentar nenhum sintoma grave. 20% vai apresentar a doença e desses 20%, 5% vai apresentar doença grave. É pra esses 5% que a gente está se preparando”, disse.
O prefeito Marcus Melo falou sobre a reunião que teve com os membros do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento do Municípios do Alto Tietê) e anunciou as medidas acordadas para serem adotadas pelas cidades da região. O prefeito, porém, explicou que cada cidade vai adequar as orientações de acordo com suas características e especificidades. As medidas anunciadas são: Redução gradativa da frota do transporte público; redução do horário do funcionamento de bares e restaurantes, casas noturnas e casas de show; recomendação para suspensão dos cultos e missas presenciais; recomendação para redução de pessoas nos velórios; e suspensão de todas as feiras noturnas.
Já o presidente da Câmara, vereador Sadao Sakai anunciou que no Legislativo, a partir do próximo dia 23 (segunda-feira) somente funcionarão os serviços essenciais. “A câmara municipal a partir do dia 23 vai estar praticamente fechada, funcionando somente os serviços necessários”, disse.
Durante o programa, outros vereadores também se manifestaram em relação à pandemia:
“Estamos vivendo uma pandemia que tem passado por alguns países do mundo e que precisamos observar o que eles estão fazendo, aprimorar e tentar fazer o melhor possível com o que temos em nosso país”, ressaltou Otto Rezende, presidente interino da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo.
Rezende perguntou sobre o procedimento que os cidadãos devem seguir caso estejam com febre ou com suspeita de infecção. “Se você tiver tosse ou falta de ar talvez você realmente precise de um atendimento médico, se tiver longe ligue no telefone 4798-5160 ou procure o Hospital Municipal”, respondeu Naufel. O secretário informou que a unidade está preparada para o atendimento de casos suspeitos.
Já o vereador Antonio Lino falou sobre a importância da TV Câmara no combate a disseminação do vírus e colocou o canal à disposição da Prefeitura. “Nesse momento podem usar a TV Câmara para passar informações, pois é um canal do povo”, afirmou Lino.
O Programa na íntegra será reprisado durante os próximos dias no Canal da TV Câmara, (7 da Net/Claro ou canal 60.2 UHF). Os cidadãos também poderão ver o programa no Canal do Youtube da TV.