O Legislativo aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (11) o Requerimento 21/2020, de autoria do vereador Jean Lopes (PCdoB), que parabeniza a Prefeitura de Mogi das Cruzes com votos de aplausos e congratulações pela conquista do certificado Município VerdeAzul, concedido pelo governo do Estado de São Paulo. Mogi das Cruzes ficou na 54ª posição entre as 92 cidades certificadas.
Lopes elogiou o trabalho da Prefeitura e ressaltou a importância de se atentar às ações benéficas ao meio ambiente. “Foi criado um grupo de trabalho atuante, integrado por todas as Secretarias, sob a supervisão da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que cumpriu com maestria as exigências do programa”.
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.