O vereador Sadao Sakai (PL) foi reeleito nesta quarta-feira (11) presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes para o exercício de 2020. Também foram eleitos os vereadores Diegão Martins (MDB) para o cargo de vice-presidente, Cláudio Miyake (PSDB) para a vaga de segundo vice-presidente, Protássio Nogueira (PSD) para primeiro secretário e Edson Santos (PSD) para segundo secretário, formando assim a nova Mesa Diretiva do Legislativo.
O vereador Rodrigo Valverde (PT), que foi candidato à presidência, somou apenas dois votos no pleito, o seu próprio voto e o voto do colega de partido, Iduigues Martins (PT), enquanto Sadao Sakai teve 21 votos. Nos demais cargos, os parlamentares foram eleitos com abstenções de Valverde e Martins.
“O apoio que importa de verdade é o apoio do povo. Esse 21 a 2 está presente em três anos nessa Legislatura. Eu espero que a população de Mogi das Cruzes, na próxima eleição, amplie esse espaço”, lamentou Valverde.
O presidente reeleito, Sadao Sakai (PL), agradeceu aos parlamentares, relembrou sua trajetória no Legislativo e pregou respeito à oposição. “É gratificante estar à frente mais uma vez na direção da Câmara Municipal. Agradeço a colaboração dos que se colocaram à disposição para trabalhar junto com a Mesa Diretiva”.
Diegão Martins também agradeceu a confiança dos vereadores. “A cidade é da população. A gente em nenhum momento poderia trocar o poder dessa cidade porque Mogi é uma cidade boa para se viver”, ressaltou.
Iduigues Martins criticou o fato de não ter havido nenhuma discussão antes da votação para a Mesa.Diretiva “Achamos que é necessário essa Casa discutir com a sociedade o destino da Câmara Municipal e o destino da cidade. Debater e divergir significa querer o bem da cidade. Não querer o bem da cidade é dizer “sim senhor” para tudo e a Câmara ser considerada puxadinho do prefeito”, protestou Iduigues Martins.
Os demais membros eleitos para a Mesa Diretiva também se manifestaram no Plenário. “Como primeiro secretário para o ano que vem estarei à disposição naquilo que eu puder ajudar”, ressaltou Protássio Nogueira (PSD).
“Agradeço o voto de confiança de cada vereador e respeito a abstenção dos vereadores Iduigues e Valverde”, disse Edson Santos (PSD).
Já Miyake, eleito segundo vice-presidente, parabenizou Sadao Sakai pela reeleição, enaltecendo a atuação do parlamentar. “Vendo a sua excelente condução neste ano tenho certeza que conduzirá bem também no próximo ano”.
“Em nome da bancada do PSDB quero parabenizar a mesa Diretiva que foi eleita para o próximo ano, que tenha inspiração e sabedoria para redirigir os destinos de nossa terra”, finalizou Cuco Pereira (PSDB).