Na sessão ordinária desta terça-feira (03), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei 130/2019, que cria no Município o Dia de Conscientização sobre a Síndrome de Irlen, que será promovido anualmente no mês de outubro.
A Síndrome de Irlen foi inicialmente descrita pela psicóloga Helen Irlen, em 1983 nos Estados Unidos, sendo caracterizada por alteração na percepção visual decorrente de uma baixa adaptabilidade à luz, apresentando, como consequência uma dificuldade de leitura.
A síndrome caracteriza-se por fotofobia, problemas de resolução espacial, alcance focal restrito, dificuldade em manter o foco visual, astenopia e problemas de estereopsia (visão em profundidade).
“Apesar do pouco conhecimento da doença, um estudo revela que cerca de 46% das pessoas com dificuldades escolares possuem a Síndrome de Irlen, que muitas vezes é confundida com dislexia, déficit de atenção ou autismo”, afirmaram os parlamentares do PSDB Cláudio Miyake e Maurinho do Despachante, autores da iniciativa.