Foi aprovado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta terça-feira (03), o Projeto de Lei 121/2019, de autoria do vereador Emerson Rong (PL), que dá o nome de Amabile Esbergue Campos à atual Rua Dez, no Jardim Santos Dumont. O logradouro tem início na Rua Nove e final na divisa de loteamento.
A proposta, segundo Rong, é uma homenagem póstuma a Amabile Esbergue Campos, que nasceu em 12 de julho de 1929, no bairro da Lapa. Imigrantes como os pais, concluiu os estudos do curso primário ainda em São Paulo, mas não pode seguir estudando para se formar na Escola Normal que lhe daria o título de professora.
Amabile trabalhou na Mogitex como tecelã, viajando todos os dias pela antiga linha da Central do Brasil, cujos vagões chegaram a ser puxados pela velha senhora "Maria Fumaça". Casou-se em 14 de julho de 1951, na Catedral de Santana de Mogi das Cruzes com o alfaiate Geraldo Magela Campos, com quem teve 6 filhos.
Alteração
Na ordem do dia da sessão também foi votado e aprovado o Projeto de Lei 146/2019, de autoria do presidente da Casa, vereador Sadao Sakai (PL), que corrige a Lei 7.512/2019, que denominou a Rua Dez, no Jardim Paraíso, dando a ela o nome de Rua Padre Attílio Berta. O Projeto de Lei apresentado por Sadao visou corrigiu o nome do homenageado, de “Atíllio” para “Attílio”.