Em sessão solene, realizada nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes homenageou o Clube dos Desbravadores e Clube dos Aventureiros, da Igreja Adventista do 7º Dia. A solenidade anual objetiva celebrar os serviços filantrópicos e assistenciais realizados pelos clubes. Durante a cerimônia, presidida pelo vereador Otto Rezende (PSD), os membros dos dois clubes que se destacaram durante o ano receberam placas de aço escovado com dizeres alusivos à data.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, representando a Prefeitura na solenidade, leu uma carta do prefeito Marcus Melo (PSDB) para os homenageados. “Em um momento em que muitos valores da sociedade são relativizados, programas como este regatam a importância da disciplina, respeito e cidadania, de forma ampla e inclusiva, já que atende a jovens e adolescentes de diferentes classes sociais e religiões”.
O regional dos desbravadores da 1ª região, Carlos Alberto exaltou o esforço dos homenageados e enalteceu o trabalho dos coordenadores dos desbravadores. “Parabenizo cada uma dessas crianças que estão aqui recebendo essa homenagem porque não é fácil chegar até aqui. Vocês foram exemplo ao longo do ano e daqui para frente serão exemplo para outras crianças”, afirmou.
O coordenador dos Desbravadores da 1ª Região, Marcelo Santos, falou sobre a importância de ser referência na comunidade. “Mogi das Cruzes é uma cidade que faz a diferença porque para ser referência precisa de algo importante, que você não acorda pela manhã e vai em uma loja e compra. Talvez se nós pensássemos um pouco no nosso próximo muitas coisas seriam diferentes. Tenho certeza que o clube dos aventureiros e desbravadores tem o intuito de ser referência”, disse.
“Sessões como essa trazem para nós uma gratificação muito grande e um esforço extra para continuar lutando e trabalhando”, complementou o coordenador dos Desbravadores da Associação Paulista do Vale do Paraíba Vicente Oliveira Júnior.
Também participaram da solenidade o vereador Diegão Martins (MDB), que secretariou os trabalhos da Mesa e o coordenador dos desbravadores da 1ª Região Reginaldo Luiz.
Do Clube dos Desbravadores os homenageados foram: Desbravadora Ana Beatriz de Jesus Guimarães; desbravadora Bárbara Chacon Machado; desbravador Danilo dos Santos Silva; desbravador Giovanni Abreu Grilli; desbravador Kaic Brandão de Oliveira; desbravadora Maria Eduarda Batista da Silva; desbravador Matheus Cazuza Ribeiro Campos; desbravadora Paola Souza Macedo; desbravador Pedro Henrique B. F. Souza; desbravadora Rebeca Eloá Szuz de Lima; desbravador Rennan Kelvy Dilalo de Melo; desbravador Richard de Souza Aguiar; desbravadora Sarah Santos da Silva e desbravador Thiago Andrade Faria.
Do Clube dos Aventureiros os homenageados foram: Aventureiro Adriel da Silva Rocha; aventureiro Fernando Chacon Machado; aventureira Manuella Mariano Brito, aventureiro Matheus Henrique Diniz Mendonça e aventureiro Ryan Souza Medina.
O Clube dos Desbravadores foi fundado em 1919 por Artur Spalding, chegando ao Brasil em 1959, com o objetivo de ajudar meninos e meninas a se tornarem bons cristãos, por meio de diversas atividades e ações. A organização hoje está presente em mais de 130 países, com mais de 40 mil clubes espalhados por todo o mundo.
Em Mogi das Cruzes, o Clube dos Desbravadores atende meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais e religião. São realizadas reuniões semanais para desenvolver os talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
O Clube de Aventureiros também é um programa para crianças da Igreja Adventista do 7º Dia, semelhante ao Escotismo, criado em 1972. Inspirado no seu "irmão mais velho", o Clube de Desbravadores, é um programa focado na educação de crianças na faixa etária de 6 a 9 anos.