Foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (26), a Moção 92/2019, de autoria do vereador Marcos Furlan (DEM), que apela ao Governo do Estado para que facilite o acesso aos medicamentos para os pacientes que sofrem de fibromialgia.
Na justificativa do Projeto, Furlan argumenta que a síndrome causa fortes dores nos pacientes, principalmente nas mulheres. Além disso, os pacientes também sofrem com insônia e depressão. O parlamentar pede que a dispensação tenha acesso facilitado por meio de programas públicos já existentes.
“Essa Moção visa que os pacientes com fibromialgia não tenham que passar por tantos especialistas para adquirir o medicamento. Que eles tenham acesso mais fácil. Agradeço a todos pela aprovação unânime”, explicou Furlan.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.