A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em sessão solene, realizada na noite desta sexta-feira (22), entregou o título de Cidadã Mogiana à coronel da reserva da Polícia Militar, Eliane Nikoluk Scachetti, pelos relevantes serviços prestados em prol da Segurança Pública do Alto Tietê. A homenagem foi de autoria dos vereadores do Partido Liberal, Francimário Vieira Farofa, do presidente da Casa, Sadao Sakai, Péricles Bauab e Emerson Rong.
Em nome do Legislativo, o vereador Francimário Vieira Farofa enalteceu a trajetória da homenageada e ressaltou o trabalho de representatividade que Eliane faz em São Paulo. “Tem feito um trabalho muito grande no Estado de São Paulo conversando com as mulheres, pois precisamos ter uma maior representatividade feminina nas Câmaras Municipais. A coronel Eliane Nikoluk é um exemplo para nós do PL e para muitas mulheres”, afirmou.
O prefeito Marcus Melo (PSDB), representando o Poder Executivo do Município falou sobre a importância do reconhecimento da população e elogiou a postura da coronel na atuação militar e política. “É muito bonito ver o reconhecimento de uma cidade que faz a sua maior homenagem. Essa honraria é o reconhecimento do trabalho de uma vida. Espero que a senhora possa lembrar que Mogi das Cruzes é a sua nova casa”, ressaltou Melo.
Os deputados estaduais do Partido Liberal, André do Prado e Marcos Damásio estiveram presentes na homenagem e fizeram o uso da palavra para enaltecer a atuação da coronel Elaine. “Sou um fã do trabalho que realiza, da pessoa que é e da garra que tem. Como coronel há tantos anos trabalhou com toda a dedicação. Hoje é respeitada em todos os lugares do Estado”, pontuou André do Prado.
“São muitos atributos que a homenageada possui. Seja muito bem-vinda como cidadã da cidade de Mogi das Cruzes. Tê-la como cidadã mogiana vai agregar muito a população de nossa cidade”, complementou Damásio.
Nikoluk também foi homenageada pela deputada federal Katia Sastre, também do Partido Liberal. “Foi uma indicação brilhante dos vereadores competentes da bancada do nosso partido. A nossa homenageada vem se destacando no cenário político com usas posições firmes e coerente, enaltecendo as mulheres”, disse Sastre.
O comandante do CPAM-12, Wagner Tadeu Silva Prado também usou a tribuna para parabenizar a colega. “Para mim é uma honra estar aqui homenageando a Coronel Nikoluk, que está atuando como secretária de Segurança em Jacareí. Tenho certeza que vai fazer um trabalho brilhante.”
A coronel PM Elaine Nikoluk, mais nova cidadã mogiana, em seu discurso, agradeceu ao Legislativo pela homenagem, falou sobre a emoção de receber a honraria e exaltou a história de Mogi das Cruzes. “A gente sabe da deferência que é uma pessoa ter outorgada uma homenagem dessas. É uma homenagem muito especial e Mogi das Cruzes é uma cidade extraordinária”.
Também participaram da solenidade Sadao Sakai, presidente da Casa e um dos autores da homenagem, o vereador Diegão Martins (MDB), que secretariou os trabalhos da sessão, os vereadores Péricles Bauab e Emerson Rong, que também são autores da homenagem; o prefeito de Guararema, Adriano de Toledo Leite (PL); o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes (PL); a deputada Federal Katia Sastre (PL); a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi, Karin Melo; o comandante do 17º Batalhão do CPAM-12, Wellington Leite Protásio e o presidente nacional e estadual do Partido Liberal, Tadeu Candelária.
A homenageada nasceu em 19 de maio de 1970, na cidade de São Paulo, primogênita - de um total de três filhas - do coronel da Polícia Militar Estevam Nikoluk e da professora Eliza Szuster Nikoluk.
No final dos anos 80 Eliane prestou o primeiro concurso para mulheres na Academia do Barro Branco, onde foi aprovada em uma das 15 vagas disponíveis na época, tornando-se integrante da primeira turma de representantes do sexo feminino em policiamento no Brasil e na América Latina. Na escola de formação de oficiais da PM, começou como aspirante e depois tornou-se oficial, na Zona Leste de São Paulo.
Em mais de 30 anos de trabalho a homenageada desempenhou várias funções na corporação: passou pelo Centro de Operações da Policia Militar (COPOM), serviu à Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo e ainda atuou no setor de Inteligência da PM. Nos últimos anos, a então coronel da Policia Militar ficou à frente do Comando de Policiamento do Interior (CPI-1), sendo responsável por 39 municípios das regiões do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira e do Litoral Norte.
Eliana era responsável por uma equipe de mais de 3,4 mil homens. Sua passagem pelo CPI-1 foi marcada pela redução significativa dos índices de criminalidade nestas localidades. Houve, nesta época, o fortalecimento da relação da comunidade com a polícia, forças armadas, guardas municipais e as Prefeituras, por meio de operações conjuntas e um núcleo de inteligência integrado.
Durante o período em que atuou na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o contato com Mogi das Cruzes se intensificou. Foram mais de oito anos apoiando as Comissões Municipais de Defesa Civil de Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê - promovendo treinamento das equipes municipais de Defesa Civil.
Ao deixar o comando do CPI-1, já dando início ao seu afastamento oficial da PM, visando inatividade (aposentadoria), Eliane foi convidada pelo Partido Liberal (PL) para integrar seus quadros de candidatos. De início, alistou-se como candidata a deputada estadual e, posteriormente, foi convidada pelo PL a compor a chapa ao Governo do Estado com o então governador Márcio França.
Em convenção realizada em 4 de agosto de 2018, a coronel foi confirmada como candidata à vice na chapa de Márcio França (PSB) a governador de São Paulo pela coligação "São Paulo Confia e Avança" (PSC, PPS, PTB, PV, PL, PODE, PMB, PHS, PPL, PRP, PATRI, PRO SOLIDARIEDADE, e AVANTE).