Na sessão ordinária desta terça-feira (12), o Legislativo aprovou o Projeto de Lei 68/2019, que institui em Mogi das Cruzes o Dia Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis, a ser comemorado anualmente todo dia 17 de maio.
O vereador Diegão Martins (MDB), autor da inciativa, do documento apresentado ao Plenário, ressaltou a importância da categoria no Município. “A proposta vem motivada pela valorização de uma categoria tão importante, não só no Município de Mogi das Cruzes, como no Brasil todo, pois é sabido que os catadores de materiais recicláveis desenvolvem um trabalho fundamental na nossa cidade, colaborando na limpeza urbana e na separação do lixo”.
Ainda de acordo com o Projeto de Lei, Mogi das Cruzes conta com trinta catadores cooperados que, por meio de uma rede de cooperativas, ajudam na triagem do material reciclável recolhido pelo programa da Prefeitura, o Recicla Mogi, que já é responsável pela reciclagem de 600 toneladas de lixo por mês. O volume equivale a 6% do total de 10 mil toneladas produzidas pelos mogianos mensalmente, sendo este um índice próximo ao de cidades estrangeiras consideradas como exemplo mundial.
A propositura foi aprovada por unanimidade pelo Plenário e contou com pareceres das Comissões Permanentes de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento, e Meio Ambiente, Urbanismo e Semae. Todos os pareceres opinaram pela normal tramitação do Projeto.