A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessão solene, na noite desta quinta-feira (07), para homenagear o engenheiro Marcos de Moraes Scarpa com o título de Cidadão Mogiano, pelos relevantes serviços prestados ao Município.
O pastor Carlos Evaristo (PSD), autor da homenagem, em nome do Legislativo enalteceu a atuação do homenageado na cidade, quando ainda atuava pela EDP São Paulo. “Me sinto muito feliz em homenagear o Marcos, pois ele é gentil e sensível aos problemas relacionados a população de nossa cidade. Sempre atendendo as solicitações de vereadores, prefeitos e secretários de maneira exemplar e competente. Um grande líder que sempre trouxe inovações para nosso Município”, ressaltou Evaristo.
“Atuava com uma presteza fora do normal. Deixou um legado muito importante para nós, sobre como devemos tratar os clientes. E por isso gostaria de agradecer ao Marcos Scarpa por ter feito esse trabalho conosco e divulgar o nome da EDP”, complementou o diretor geral da EDP São Paulo, Marnei Antunes.
O vice-prefeito de Jacareí, Edgar Sasaki também usou a tribuna para homenagear Scarpa. “Ser reconhecido pela Casa do povo, pela Câmara Municipal é uma das maiores honrarias. E hoje os vereadores dessa Casa cumpriram seu papel, reconhecendo uma pessoa que fez muito por Mogi das Cruzes e por toda região”, ressaltou.
Representando a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o prefeito em exercício Juliano Abe (PSD) também exaltou o trabalho de Scarpa na EDP, enaltecendo principalmente a capacidade de comunicação do homenageado. “Promoveu um relacionamento com a Câmara Municipal e Prefeitura que acabou se tornando uma verdadeira amizade. O trabalho que o Marcos realizou na EDP me lembra uma frase dita a mim por meu pai: a partir do momento que nos tornamos agentes públicos e políticos passamos a ter a obrigação de nos comunicar”, disse.
O mais novo cidadão mogiano, Marcos Scarpa, agradeceu pela homenagem e, principalmente aos colegas da EDP. “Esse título é meu mas só consegui por causa de vocês (da EDP). Quero agradecer aos parlamentares por essa honraria. Juntos nós conseguimos construir muita coisa, não só pela EDP mas também por toda a cidade”.
A solenidade comandada pelo presidente da Câmara, Sadao Sakai (PL) e secretariada por Edson Santos (PSD) também contou com a presença do vice-prefeito de Jacareí, Edgar Sasaki (DEM), do presidente da Câmara Municipal de Salesópolis, Cláudio do Prado Moraes (DEM), do comandante da Força Tática, 1º tenente PM Dirceu Godoy Oliveira e do presidente da Comissão de Relações Institucionais da OAB Mogi das Cruzes, Hélio Felippe Moreira Nagoshi.
Nascido em 17 de dezembro de 1955, na cidade de São Paulo, o homenageado é filho de Marcos Casale Scarpa e Judith de Moraes Scarpa. Casado com Rosane Maria Araújo Scarpa, é pai de André Araújo de Moraes Scarpa e Victor Araújo de Moraes.
Scarpa formou-se em Engenharia pela FAAP, trabalhou na Companhia Energética de São Paulo e também na EDP São Paulo, onde ficou até aposentar-se no final do ano de 2018. O homenageado também foi por muitos anos assessor da Diretoria da EDP São Paulo, responsável pelo relacionamento com Grandes Clientes e Poder Público, atuando em toda área de concessão da empresa.
Com a colaboração de Scarpa, a EDP, empresa distribuidora de energia elétrica, recentemente foi eleita "Empresa que mais Respeita o Consumidor', por estudo realizado pela Revista Consumidor Moderno. A pesquisa, com consumidores de todas as regiões do Brasil, premiou as distribuidoras do Grupo, que atendem cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo. Entre eles estão os municípios do Alto Tietê e do Espirito Santo, na Categoria Energia Elétrica.
No ano de 2013, Marcos de Moraes Scarpa iniciou junto ao vereador Carlos Evaristo, um Grupo de Trabalho formado pelas empresas compartilhantes da rede elétrica, com o intuito de realizar uma limpeza e modernização da rede, com a retirada de fios excedentes.