Foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, realizada na tarde desta terça-feira (05), o Projeto de Decreto Legislativo 24/2019, que concede ao maestro Lélis Gerson Felício dos Reis o título honorífico de Cidadão Mogiano, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Mogi das Cruzes.
O vereador Cláudio Miyake (PSDB), autor da homenagem, no documento apresentado aos parlamentares, ressaltou a dedicação do maestro ao Município. “Homenagem dada pelo currículo e pela expressão e valiosa contribuição que dedicou e dedica à cidade”.
Nascido em 05 de fevereiro de 1975, Lelis Gerson é paulistano. É casado com Jackceley de Fatima Figueiredo e pai de Lívia. Aos 15 anos de idade foi estudar trompete na Escola Municipal de Música de São Paulo, sob a orientação do trompetista Haroldo Paladino.
Graduou-se em Música com especialização em trompete na Faculdade Cantareira, sob a orientação de Fernando Dissenha, e concluiu a pós-graduação em Regência pela Faculdade Mozaiteum, em São Paulo.
Em 1994 ingressou no Exército Brasileiro na cidade de Caçapava/SP e, é parte do quadro de músicos da Banda Sinfônica do Exército.
No ano de 1999 fundou a Orquestra Ecos da Glória, onde até os dias de hoje é o Regente Titular. No ano de 2000 foi chamado para iniciar a montagem da Associação Sinfônica de Mogi, para desenvolver projetos musicais a serem apresentados no Theatro Vasquez. Logo em seguida, o maestro do Rio de Janeiro, Marcelo Jardim, veio a Mogi das Cruzes e com isso o projeto começou a ganhar mais força. Jardim foi convidado para trabalhar no projeto Sinfônico de Mogi e, com sua vinda, o Maestro Lelis foi ser seu assistente. Um dos primeiros trabalhos juntos foi angariar talentos para o Coral Canarinhos do Itapety.
Em 2002 fez parte da Orquestra Popular Sinfônica da Fundação Cultural "Cassiano Ricardo' na cidade de São José dos Campos/SP. Apresentou-se em diversos concertos como solista, nas cidades de Mogi das Cruzes, Caçapava e São Paulo, Realizou inúmeros concertos com nomes da Música Popular Brasileira, tais como: Ivan Lins, Guilherme tirantes, Milton Nascimento, Toquinho, Flávio Venturini, Elba Ramalho Fábio Junior.
Em 2011, atuou na implantação de outros dois núcleos da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes: Núcleo de Cordas e Núcleo de Sopros e Percussão.
No ano de 2017, iniciou o Projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, que oferece o ensino de musicalização e ensino sinfônico para cerca de 11 mil crianças em 15 escolas municipais.
Atualmente, atua como Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Sinfônica Jovem e da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes e, também, coordena os projetos da Sinfônica de Mogi das Cruzes.
A banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes atualmente é formada pelos alunos que mais se destacaram entra as 15 bandas escolares do Projeto Pequenos Músicos, formadas nas 15 escolas municipais que integram a iniciativa.