Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara repudia possibilidade de instalação de pedágio na Mogi-Dutra
23/10/2019 - 18:17:00

Na sessão ordinária desta quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção 86/2019, de autoria dos 23 vereadores, que repudia veementemente a possibilidade da instalação de um pedágio, na altura do Km 45 da Rodovia Mogi-Dutra (SP 088).

O pedágio foi definido em uma audiência pública realizada pelo governo estadual, por intermédio da Artesp - Agência de Transporte do Estado de São Paulo, na última segunda-feira (21), em Braz Cubas. Na audiência foram discutidas e definidas algumas ações em relação às Rodovias Mogi-Bertioga e Mogi-Dutra.

“A população mogiana não pode ser punida com o pagamento das contas do governo do Estado. A instalação do pedágio é totalmente rejeitada pela população, que sofrerá penalização por uma cobrança indevida”, argumentaram os parlamentares, no documento que será enviado aos deputados estaduais e federais da região e para o governador João Doria (PSDB).

O vereador Mauro Araújo (MDB) reiterou a posição contrária da Casa em relação à implantação do pedágio. “Enviamos um ofício falando em nome da cidade de Mogi das Cruzes informando que somos radicalmente contra a essa medida. A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes tem uma posição muito firme em relação a isso. Não existe motivo para a praça de pedágio ser naquele local. Temos que ser radicalmente contra qualquer manobra que viabilize esse tipo de ação pelo governo do Estado”, ressaltou o vereador Mauro Araújo (MDB).

Já outros parlamentares pretendem articular junto aos deputados estaduais para barrar o projeto. “Temos que buscar o máximo de apoio na Alesp para barra esse projeto absurdo que é entregar duas estradas para a iniciativa privada explorar e sacrificar mais ainda a nossa população”, afirmou Iduigues Martins (PT).

“A Artesp quer tomar o dinheiro dos coitados dos trabalhadores que vão ter que passar pela Dutra para ganhar o pão em São Paulo. Com o apoio dos deputados iremos fazer com que o governador abra mão desse pedágio”, complementou Cuco Pereira (PSDB).

O vereador Emerson Rong (PL) fez um apelo à população para que manifeste a contrariedade à medida proposta pela Artesp. “Vamos mostrar que a nossa cidade tem expressividade e que aqui não vem qualquer um e implanta algo para nós engolirmos à seco. Vamos convocar toda a população de Mogi das Cruzes para dizer que somos contra a mais uma conta no bolso dos mogianos”.

Os vereadores Diegão Martins (MDB), Fernanda Moreno (PV), Otto Rezende (PSD), Protássio Nogueira (PSD) e pastor Carlos Evaristo (PSD) também fizeram o uso da palavra para repudiar a intenção do governo do Estado em instalar o pedágio.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583