A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (22), entregou títulos de Cidadania ao casal Carlos Lapique e Débora Lapique, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Mogi das Cruzes.
Os autores da iniciativa, vereadores Marcos Furlan (DEM) e Edson Santos (PSD), em nome do Legislativo parabenizaram o casal homenageado e enalteceram sua atuação no Município. “A Casa hoje está cheia, bonita e feliz pois é uma homenagem muito mais que merecida. É uma oportunidade única de homenagear um casal que tanto contribuiu para a nossa cidade. Empresários, geradores de empregos e pessoas do bem que estão envolvidos em diversas causas sociais, ressaltou.
“Não conseguimos lembrar de nenhuma ação social, relacionada ao Rotary ou ao Lions que não tenha a participação de Débora Lapique e Carlos Lapique. Gostaria então, em nome do Legislativo, de parabenizar o casal que tanto já fez pelo nosso Município”, complementou Santos.
Já a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, fez uma saudação ao casal homenageado, e leu uma carta do prefeito Marcus Melo (PSDB): “Vocês são exemplos e inspiração, atores e autores de uma nova história de amor e servir ao próximo. Representam amor à família, à cidade e às causas sociais”, disse.
Os deputados estaduais Castello Branco (PSL) e Marcos Damásio (PL) também marcaram presença na solenidade. “Aqui está o exemplo de pessoa do bem fazendo o bem e são esses exemplos que a nossa sociedade precisa. Mogi das Cruzes está mostrando para o resto do Brasil que bons exemplos podem e devem ser seguidos”, ressaltou Castello Branco.
“Casal extremamente participativo que tem um grande envolvimento na sociedade e que faz o bem. Sempre participam de ações sociais na cidade e de atividades religiosas. É realmente uma noite especial para todos nós”, afirmou Damásio.
No final da solenidade o casal homenageado usou a tribuna do Plenário, onde contou um pouco de sua trajetória e agradeceu ao Legislativo pela honraria. “É um momento bastante especial e se hoje eu sou o que sou eu devo a minha mãe, uma mulher que ficou viúva com oito filhos. Hoje é um dia de agradecer a vocês”, ressaltou Débora.
“Agradeço a cada um de vocês pelo carinho que nos dão e nessa sinergia percebemos que temos uma alegria total de viver e essa alegria só pode ser dita em uma palavra: muito obrigado”, complementou Carlos.
A solenidade presidida pelo vereador Otto Rezende (PSD) também contou com a presença do chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-052, subtenente Rogério Coelho Barbosa; da presidente da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, que representou o deputado federal Marco Bertaiolli e do pároco da Catedral de Sant'Anna, pe. Cláudio Delfino.
Carlos Lapique, nascido em 22 de outubro de 1955, em Madrid, na Espanha, é filho de Consuelo Martinez Pastor e Carlos Lapique Costea. Chegou ao Brasil em 1960, com cinco anos de idade. Terminou o Ensino Médio em 1973 no Colégio Estadual de Praia Grande. Em 1979 se graduou em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
Em 1981, concluiu a pós-graduação na FAAEP em Administração Industrial. Em 1986, foi doutorando em Engenharia Industrial na Escola de Engenheiros em Madrid, na Espanha. No ano seguinte, fundou a primeira empresa do Gripo Petite Marie, na Mooca.
Em 1989 se casou com Débora Lapique, com quem tem os filhos Jéssica e Carlos. O casal também tem o neto Thomas. Em 2010, se naturalizou brasileiro.
Em 1999 o homenageado entrou Mogi Norte Clube de Rotary, entidade que presidiu durante o biênio de 2000-2001. Em 2002, foi presidente do Lar Escola de Mogi das Cruzes. E de 2003 a 2014, atuou como vice-presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). E de 2008 a 2019, foi conselheiro da Fiesp/Ciesp.
Em 2011, foi eleito presidente da Frente Empresarial Pró Itaquaquecetuba (Fempi). Em 2013 entrou no Rotary de Itaquaquecetuba, cidade onde em 2014 se tornou Cidadão Itaquaquecetubense.
Em 2014 ingressou no Lions Clube Mogi das Cruzes Centro e em 2015 passou a integrar o quadro da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes (AEANAC). No biênio de 2018/2019, acumula as presidências da Fempi e Lions Mogi Centro.
Já Débora Lapique é nascida na cidade mineira de Paraisópolis, tem 52 anos, é casada há 30 anos e é mãe de Jéssica e Carlos e avó de Thomas. Nas últimas três décadas, tem se dedicado a diversos trabalhos sociais em Mogi das Cruzes, sobretudo nas áreas de Educação, Saúde, Esporte e Cultura. Foi presidente do Rotary Clube Vila Suíssa, conselheira do Conselho Feminino Empresarial de Mogi das Cruzes (Consef) e atualmente é diretora de eventos do Lion Clube Mogi das Cruzes.
Por duas gestões foi presidente da Casa da Amizade e por quatro gestões presidiu a Creche Lar de Mogi das Cruzes. No Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi conselheira por uma gestão e presidente por mais uma. Também atuou como diretora do Fundo Social de Solidariedade, junto à Mara Bertaiolli.
Na comunidade religiosa, foi capitã-de-mastro da Festa do Divino de Braz Cubas da igreja Nossa Senhora Aparecida e São Roque e da Festa do Divino do Rodeio/Ponte Grande da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe. Também foi festeira da Festa de Sant'Anna e da Festa do Divino de Braz Cubas.
Atualmente, além de Diretora de Eventos do Lions Clube Mogi das Cruzes, Débora também é diretora de eventos da Frente Empresarial de Itaquaquecetuba (Fempi) e vice-presidente do Rotary Clube de Itaquaquecetuba.