Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara diploma estudantes do Parlamento Estudantil 2019
21/10/2019 - 15:56:00

Na manhã desta segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, aconteceu a cerimônia de diplomação dos 46 estudantes selecionados para o Parlamento Estudantil 2019, programa que oferece aos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio a oportunidade de vivenciar o trabalho do Legislativo com a apresentação de propostas para o Município. Chamados um a um ao plenário, os estudantes que comporão o Parlamento Infantojuvenil e o Parlamento Jovem receberam seus diplomas.

O vereador Caio Cunha (PV) falou sobre a importância da representatividade de jovens e mulheres no Legislativo e sobre os Projetos que serão apresentados pelos jovens vereadores. “Aqueles projetos que derem para aproveitar com certeza iremos emplacar como Projeto de Lei e vocês terão a oportunidade de ter o projeto reconhecido na cidade”.

“Tem muito trabalho para se fazer. A tarefa do vereador não é somente vir aqui terça-feira e quarta-feira discutir os Projetos, mas estar estudando e avaliando todas as questões que surgem na cidade, para proporcionar à população uma melhor vida e um melhor futuro”, explicou o presidente da Câmara, vereador Sadao Sakai (PL).

Já o vereador Jean Lopes (PCdoB), em seu discurso falou sobre o papel do vereador na sociedade. “Aqui se materializam todos os sentimentos e pensamentos da sociedade. Temos a responsabilidade de representar a população”.

Edson Santos (PSD) contou aos vereadores jovens a sua trajetória política e falou sobre a importância de se construir uma boa base política antes de disputar mandatos eletivos. “É importante despertar a política no sangue de cada um de vocês. Está na política não necessariamente é estar aqui ocupando um cargo eletivo como vereador”, afirmou.

O vereador Mauro Araújo (MDB) fez uma saudação aos jovens e enalteceu o Projeto da Câmara Municipal. “O Parlamento Estudantil dá voz a toda pluralidade da cidade. Temos aqui gente de escolas públicas, municipais e estaduais, escolas particulares e representantes de vários bairros. Nenhum outro projeto consegue colocar dentro de uma sala pessoas tão diferentes que vivem realidades tão diferentes na cidade de Mogi das Cruzes”.

“Acho um projeto bastante interessante para que os senhores tenham a noção da dificuldade que é ser representante da sociedade”, complementou o juiz de Direito da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e juiz da 287ª Zona Eleitoral, Dr. Thiago Massao Cortizo Teraoka.

Protássio Nogueira (PSD), que secretariou a cerimônia, falou sobre as competências necessárias para um Projeto no Legislativo e aconselhou os jovens sobre a carreira política. “Aqueles de vocês que pretenderem entrar para a política entrem sempre pela porta da frente. Notamos muitas pessoas que entram na política pisando e desmerecendo os outros. Não façam isso, entrem pela porta da frente’, aconselhou Nogueira.

Por fim, a dirigente regional de ensino, Fernanda Carlini, exaltou os jovens que se interessam em participar da política. “Sinto-me muito honrada em estar aqui representando a Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes. A política é importante e os alunos que se interessaram e desenvolveram um projeto que pode virar uma lei e venha beneficiar demais pessoas é motivo de muito orgulho”, ressaltou.

Após a diplomação os vereadores jovens e infanto-juvenis se dividiram para escolher suas respectivas Mesas Diretivas.

Camila Rodrigues Messina (16 anos), do 2° ano do Ensino Médio da Colégio Alfabeto, foi eleita presidente do Parlamento Jovem. A estudante sonha em ser juíza e é autoria do Projeto de Lei que institui o atendimento psicológico nas escolas. Mesmo tema abordado por Raissa Ramos Damasceno (15 anos), do 9º ano do Colégio Guarani, que foi eleita presidente do Parlamento Infantojuvenil. Raissa, que pretende ser psicóloga, quer instituir nas escolas palestras de atendimento psicossocial sobre temas diversos como bullying, suicídio e depressão. 

“Um atendimento para auxiliar os alunos em possíveis problemas nas atividades ou pessoais e realizar campanhas de conscientização nas escolas”, explicou Camila.

“Problemas mentais e emocionais dos alunos interferem muito no aprendizado. Acredito que essa conscientização e importância a nossa saúde mental deve ser feita o ano todo”, complementou Raissa.

Já Melissa Lage Ferreira Carmelino, 17, do 3° ano do Colégio da E.E. Dr. Deodato Wertheimer, eleita primeira secretária, vai apresentar um Projeto de Lei para realização de reciclagem nas escolas em parceria com cooperativas. A estudante que pretende cursar Direito, se preocupa com a destinação do lixo produzido nos espaços estudantis. “Sabemos que as escolas produzem muito lixo reciclável e mesmo tendo as lixeirinhas o lixo acaba indo para o mesmo lugar sem a reciclagem correta”, lamentou.

Além da afinidade pela política e da vontade de inovar a cidade, as três jovens tem outra coisa em comum: a luta pela representatividade feminina nos espaços públicos.

“A luta pela inclusão tem que ser constante e em conjunto para uma cidade melhor”, ressaltou Camila.

“O fato de as mulheres estarem buscando participar da política dá uma esperança de que no futuro poderemos ser protagonistas. É sempre bom ter a igualdade de gênero”, complementou Melissa.

“É muito gratificante ver as mulheres sendo eleitas no Parlamento e lutando pela igualdade de gênero na política”, finalizou Raissa.

As sessões ordinárias dos alunos infantojuvenis e dos alunos jovens ocorrerão, respectivamente, nesta quinta, 25 e sexta, 26, a partir das 14h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 60.2 UHF, canal 7 da NET e site da Câmara Municipal).

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583