Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Igreja Messiânica do Brasil em Mogi recebe título de Honra ao Mérito
17/10/2019 - 21:56:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira (17), homenageou a Igreja Messiânica Mundial do Brasil com o título de Honra ao Mérito, pelos sessenta anos de fundação e relevantes serviços prestados ao Município. A solenidade também contou com a apresentação do Coral Mokiti Okada, sob a regência da maestrina Solange Aparecida Gonzales Bassini.

O vereador Emerson Rong (PL), autor da iniciativa, em seu discurso na Câmara, ressaltou a importância da atuação da Igreja na cidade de Mogi das Cruzes. Rong também falou sobre a sua experiência pessoal com a entidade. “A Igreja Messiânica vem fazendo um trabalho muito bacana em Mogi das Cruzes. Fui aos poucos conhecendo e fiquei muito impressionado com a atuação. Comecei a frequentar e fui me encantando”, afirmou.

O vice-prefeito Juliano Abe (MDB), que na solenidade representou o prefeito Marcus Melo (PSDB), também fez uma saudação à Igreja Messiânica, relembrando uma das ações voluntárias feitas no Município. “Quero agradecer a recente contribuição que a Igreja Messiânica realizou em Mogi das Cruzes, no dia internacional do Idoso. A Igreja deu de presente, através de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade mais de seis mil fraldas, que foram doadas pelo trabalho voluntário”, disse Abe.

O ministro da Igreja Messiânica Mundial do Brasil em Mogi das Cruzes, Marcos Rogério Mattiuzzo, que recebeu o diploma pela entidade, em seu discurso relembrou a origens da Igreja e enalteceu os feitos dos pioneiros. “Desde o início das comemorações desses sessentas anos nos foi orientado a ressaltar o espírito e o empenho dos pioneiros. Toda a honraria e homenagens ou tudo o que nós conseguimos concretizar e realizar são fruto do empenho de todos esses pioneiros”.

A sessão solene presidida pelo vereador Otto Rezende (PSD) e secretariada pelo vereador Diegão Martins (MDB) também contou com a presença do presidente da Comissão das Relações Institucionais da 17ª Subseção da OAB de Mogi das Cruzes, dr. Hério Felippe Moreira Nagoshi; do secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini; da ministra da igreja em Biritiba, Valda Cristiane da Silva e dos reverendos beneméritos Massanobu Yoshida e Teruo Kavamura, entre outros ministros da igreja.

A Igreja Messiânica Mundial foi instituída no Japão, em 1935, por Mokiti Okada, Meishu-Sama (Senhor da Luz). No Brasil, a instituição possui, atualmente, cerca de um milhão e oitocentos mil seguidores, sendo destes, mais de meio milhão de ministrantes de Johrei, presentes em aproximadamente 500 unidades religiosas denominadas Johrei Centers. No exterior, ela pode ser encontrada em mais de 90 países.

Em 1959 algumas famílias de Mogi das Cruzes e Suzano conheceram o Johrei por intermédio dos senhores Shigueru Watanabe e Morimoto, que residiam em São Paulo e realizavam visitas esporádicas às famílias conhecidas, oferecendo para ministrar-lhes Johrei. Entre eles a senhora Miyo Nakase que, agradecida pelo milagre obtido com o Johrei da cura dos pés de sua filha, ocasionada por uma forte queimadura de carvão incandescente, decidiu tornar-se membro de nossa Igreja, sendo ela a primeira messiânica desta região. Sua outorga ocorreu no dia 18 de julho de 1959.

A senhora Kashiku Kavamura (Alice Kavamura como era carinhosamente chamada) foi outorgada em 8 de novembro de 1959, sendo a segunda membro de Mogi das Cruzes e com o apoio de sua família, seu lar e o lar da senhora Myo Nakase, foram os primeiros locais de expansão da Obra Divina em Mogi das Cruzes.

Em 20 de setembro de 1960, os seis primeiros membros - Miyo Nakase, Kashiku Kavamura, Yonezo Nakase, Tome Kato, Murakami Chuhahi e Eiti Nishino decidiram alugar um salão comercial tornando-se, assim, o 1° Núcleo da Difusão Messiânica com a Imagem da Luz Divina, sob a responsabilidade do Ministro Morimoto. Devido ao aumento constante do número de membros surge a necessidade de novamente encontrar uma casa maior e em julho de 1961 é inaugurado o novo núcleo na Rua Professor Flaviano de Melo n° 601, Centro.

Em setembro de 1961, o Ministro Morimoto passou a responsabilidade da difusão de Mogi das Cruzes ao Ministro Noboru Kambe, recém-chegado do Japão.

Em 29 de setembro de 1963, o senhor Eizo Watanabe – 21º membro da cidade de Mogi das Cruzes, seguindo orientação do ministro Omae, iniciou a prática da Agricultura Natural na cidade. O senhor Fukuso Koga recebe o Ohikari e inicia a Difusão na Cidade de Suzano. E em 1964 começa a difusão em Ferraz de Vasconcelos com a outorga da senhora Maria José dos Santos.

Em outubro de 1969 a Casa de Difusão, que estava sob a responsabilidade do senhor Jiemon Miura, passou ao então Ministro Hidenari Hayashi (hoje Reverendo Benemérito que assumiu a missão de Presidente da IMMB de 2005 até 2015). E em 1971 a ministra Maria Suguimata passou a ser responsável pela Casa de Difusão de Mogi das Cruzes.

Em janeiro de 1975 teve início a 1ª turma de Ikebana Sanguetsu em Mogi das Cruzes com 20 alunas. A primeira professora a dar essas aulas foi a Professora Okada. A Casa de Difusão que estava sob a responsabilidade do Ministro Shigueru Yamamoto, quando passou ao Ministro Tsuguio Kavamura. No mesmo ano, a responsabilidade da unidade passou para o Ministro Antônio Jová Broglio.

No mês de março de 1983 assume a responsabilidade da Casa de Difusão de Mogi das Cruzes o Ministro Valdeci Lau de Souza e no dia 1° de março de 1985, o ministro Massanobu Yoshida (hoje Reverendo Benemérito) passou a ser o responsável pela Casa de Difusão.

No dia 25 de julho de 1990, o senhor Kiyoshi Kawai foi designado como o responsável pela Agricultura Natural na região do Alto Tietê, sendo assim, muitos produtores o procuravam solicitando assistência técnica.

No final do ano de 1992 e início de 1993, a Direção da Sede Central da Igreja adquiriu um terreno no bairro Rio Acima, na cidade de Biritiba Mirim (cerca de 20 km de Mogi das Cruzes, no limite da cidade), de aproximadamente 13 hectares, com o intuito de implantar naquele lugar um polo de desenvolvimento de agricultura natural e em 1999 a responsabilidade da Casa de Difusão passa a ser da ministra Akie Nakashima.

Em julho de 2000, houve a mudança para o novo sistema de difusão, criando-se assim a estrutura de Unidades Religiosas denominadas Johrei Center e Centro de Aprimoramento. Nesse mesmo período houve a mudança da sede do Centro de Aprimoramento Mogi das Cruzes, passando do Johrei Center Vila Industrial (antiga sede da Igreja Mogi das Cruzes na Rua Santa Rosa nº 50) para o Johrei Center Vila Oliveira.

No ano de 2002, ligada a Área São Paulo-A, sob a responsabilidade do Reverendo Takeo Saito, foi criada a Sub Área-3 que abrangia as Difusões Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Guarulhos e Tatuapé, sob a responsabilidade do Coordenador, Ministro José Roberto Bellinger (hoje Reverendo Diretor da Divisão de Expansão da Sede Central).   Nesse período, dedicaram apoiando o Centro de Aprimoramento Mogi das Cruzes o Ministro Agner Bastoni (hoje Reverendo em memória) e o Ministro Yoshio Ohara (hoje Gestor de Jovens na Sede Central).

Em maio de 2007, o Ministro Jacks de Oliveira Galindo Júnior é transferido para Mogi das Cruzes com a responsabilidade do Johrei Center Vila Industrial e do Johrei Center Biritiba Mirim, recebendo o apoio do vice-coordenador, Ministro Sandro Vieira Nunes (hoje Reverendo Responsável da Região Brasília). Também nesta data, a sede do Centro de Aprimoramento Mogi das Cruzes retorna para o Johrei Center Vila Industrial.

Em julho 2009, o Centro de Aprimoramento Mogi das Cruzes e o Centro de Aprimoramento Guarulhos são unidos pela Sede Central para criar a Área Guarulhos (hoje Igreja Guarulhos), sob responsabilidade do Ministro Luiz Carlos Santos de Miranda (hoje Reverendo Benemérito). A Área Guarulhos fica ligada a Região Grande São Paulo sob a responsabilidade do Reverendo Roberto Massao Tateyama (hoje vice-presidente da IMMB). Em dezembro de 2009, o Ministro Jacks de Oliveira Galindo Jr. é nomeado Assistente do Responsável de Área com a missão de ser responsável pelo Centro de Aprimoramento Mogi das Cruzes.

Em agosto de 2010, o Ministro Joaquim Tetsuo Iyama (hoje Reverendo Benemérito) assume a responsabilidade da Área Guarulhos, sucedendo o Ministro Luiz Carlos Santos de Miranda.

No dia 30 de setembro de 2010, a Sede Central adquiriu novo imóvel para a instalação do Centro de Aprimoramento Mogi das Cruzes, na Rua Presidente Campos Salles n° 1.133, no bairro Jardim Santista.

Em janeiro de 2015, assume a responsabilidade pelo Johrei Center e Centro de Aprimoramento Mogi das Cruzes o Ministro Rogério Augusto Pereira Santana.

Em janeiro de 2017, o Centro de Aprimoramento muda a denominação para Johrei Center Extensão Mogi das Cruzes ligado a Igreja Guarulhos que passa a compor a Região São Paulo-3, sob a responsabilidade do Diretor Regional, Reverendo Rubens Medeiros da Silva. Em maio desse ano, o Ministro Saulo André Briza é transferido para Mogi das Cruzes com a missão de suceder ao Ministro Rogerio Augusto Pereira Santana na responsabilidade do Johrei Center Extensão Mogi das Cruzes e Coordenador das Unidades Religiosas que compõem o grupo Mogi das Cruzes. 

Em janeiro de 2018, a responsabilidade da Igreja Guarulhos que abrange Mogi das Cruzes, é sucedida pelo Reverendo Joaquim Tetsuo Iyama (transferido para o Gabinete da Presidência na Sede Central) para o Ministro Jacks de Oliveira Galindo Júnior

Em abril de 2019, o Ministro Marcos Rogério Mattiuzzo é transferido para Mogi das Cruzes com a missão de responsável do Johrei Center Extensão Mogi das Cruzes e Coordenador de Unidades Religiosas que abrange os Johrei Centers Suzano, Poá e Biritiba Mirim e Núcleo de Johrei Itaquaquecetuba. Nesse mesmo período, o Ministro Kochiro Shimpo se torna responsável da Região São Paulo-3, que abrange o grupo Mogi das Cruzes.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583