Tornar a história e cultura nordestina mais conhecidas e valorizadas, além de promover o reconhecimento àqueles que vieram para o Sudeste para fazer a diferença e, hoje, são parte da história de Mogi das Cruzes. Esse é o objetivo do vereador Francimário Vieira, Farofa (PL) com a implantação da Semana do Nordestino, no município, por meio da Lei Municipal nº 6855/13 e que prevê entre várias ações, a homenagem aos migrantes que se destacam no município.
Na noite de segunda-feira (30) cerca de 200 pessoas, dentre autoridades como o prefeito Marcus Melo (PSDB) e a primeira-dama Karin Melo, o deputado estadual Marcos Damasio (PL), vereadores, empresários e membros da sociedade civil, compareceram no auditório Vereador Tufi Elias Andery para prestigiar a homenagem de 15 nordestinos de diferentes segmentos. O evento, inédito na história da Cidade,foi marcado por muita emoção. Também estiveram presentes: o vice-prefeito Juliano Abe (PSD), o secretário de Planejamento Claudio Faria, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Romildo Campello Filho, o presidente da Apae, João Montes, o governador do Lions Clube, Paulo Rogerio; a jogadora da seleção de basquete Kelly Santos, o presidente da Câmara, Sadao Sakai (PL), além dos vereadores José Lagoa (Suzano) e Luiz Tenório (Ferraz de Vasconcelos).
‘Homenagear é agradecer e reconhecer o trabalho bem executado, o empenho, a dedicação e atuação perante a nossa sociedade e cultura mogiana. O povo nordestino - que representa 30 por cento da população da nossa Cidade - fez história em Mogi, participando do seu crescimento ao longo dos anos e estando presente no dia a dia da cidade, seja, no atendimento ao público, nos serviços de saúde, no comércio, na comida. São a diferença e merecem nosso muito obrigado’, reforçou o vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL).
Nascido em Independência, no Interior do Ceará, Farofa lembrou, em seu discurso, sobre sua chegada a São Paulo e Mogi há mais de 20 anos, e da dificuldade para se adaptar à nova terra e controlar a saudade da família. "Quando a gente vai para um novo local está em busca de produzir e fazer o melhor e precisa ter muito empenho para driblar as adversidades. Todas essas pessoas, que estão aqui hoje, são vencedoras e provaram como o povo nordestino é aguerrido e determinado’, completou Farofa, que planeja ainda prover a Festa Nordestina no município. "Levamos a proposta ao prefeito Marcus Melo e estamos no aguardo em ter esse evento importante na nossa cidade", disse o vereador do PL.
O chefe do Executivo mogiano reforçou sobre a participação da cultura nordestina no cotidiano e desenvolvimento a Cidade. "Temos diversos estabelecimentos comerciais e indústrias que geram muitos empregos. Estamos diante de um evento lindo, com centenas de pessoas. Um exemplo de como Mogi se tornou uma mistura de povos, desenvolvida e economicamente importante", disse Marcus Melo.
O deputado Marcos Damasio (PL) também se mostrou favorável à implantação de uma festa nordestina, no município. "Além de fomentar a economia, com o turismo e comidas típicas, o Nordestino tem uma cultura artistica muito rica e que está intriseca no cotidiano mogiano".
O médico Melquiades Machado Portela foi um dos homenageados e se mostro muito emotivo com a placa recebida pela Câmara Municipal. "Uma homenagem linda, que jamais imaginei que pudesse receber", disse ele, que nasceu em Palestina - Novo Oriente, mas foi criado na cidade de Crateús, Ceará, desde o dois meses de idade e chegou em Mogi das Cruzes no ano de 1969, tendo se formado em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes. Tornou-se uma referência de saúde e política na Cidade. É o atual coordenador da Policlínica Médica da Universidade de Mogi das Cruzes.
O também médico, vereador e atualmente secretário municipal de Saúde, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho não se conteve diante da homenagem. "É muito bom poder fazer parte da história da cidade e deixar um bom exemplo aos nossos filhos e netos".
Também foram homenageados: Manoel Bezerra de Melo, Albeniza Miguel Saraiva Bento, Maria de Lourdes Silva Almeida, Cicero Barbosa, Romildo de Oliveira Campelo, Antônio Carvalho de Freitas, Paulo Isac Pereira Araújo, João Ribeiro Alves Lima, Raimundo Valcide Vieira, Jose Vieira Macedo, Francisco das Chagas Soares Vieira, Cristiano Alves de Lima e Marilon Terto da Silva.