O vereador Diego de Amorim Martins (MDB), o Diegão, fez um apelo ao governo federal para a vinda urgente de vacinas pentavalente para a cidade de Mogi das Cruzes, por meio da Moção nº 73/2019, aprovada na sessão ordinária realizada hoje (24/9/2019).
O parlamentar considerou que a vacina, que combate difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B e hepatite B, está em falta nos postos do município e do Brasil há meses, e lembrou que as crianças devem tomar três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade.
A vacina pentavalente foi adquirida de um laboratório da Índia pelo Ministério da Saúde (o Brasil não a produz), por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e foi reprovada nos testes de qualidade, por isso, ficou em falta em vários postos. Já foram compradas novas doses, mas ainda não chegaram até Mogi.
“A situação é preocupante, porque doenças como o sarampo, por exemplo, que estava erradicado no país, ressurgiu de forma epidêmica em certas localidades. Então, há que se providenciar a distribuição das novas vacinas pentavalente o mais rápido possível”, exemplificou.
Diegão pediu a reposição urgente das vacinas, bem como a quantidade suficiente para vacinar, inclusive, as crianças que deixaram de ser vacinadas há meses.