A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou por unanimidade, na sessão de hoje (24/9/2019), o Requerimento nº 193/19, de autoria do vereador José Antonio Cuco Pereira (PSDB) de votos de pesar pelo falecimento do professor Olympio Norberto Zappile, aos 89 anos de idade. O sepultamento foi realizado ontem no Cemitério São Salvador.
Conhecido como um dos principais mestres do audiovisual de Mogi das Cruzes, Zapille era dono de um vasto material sobre a história da cidade e ao lado da esposa Therezinha Glaco Zapille, ajudava a preservar a memória da cidade ao registrar fatos marcantes do município.
Ele gostava tanto de filmar como de fotografar e foi apresentador do programa Arquivo Mogiano, no canal 96 da TV Comunitária. Deu aulas de Comunicação Social e Educação Artística na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e em escolas tradicionais da cidade como Washington Luiz, Liceu Braz Cubas e Pedro Malozze.
O homenageado se formou em História pela Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou por mais de 30 anos. A paixão pelo cinema ganhou força em 1946, época que assistia a filmes no Cine Odeon, em frente à Praça Oswaldo Cruz. Na ocasião, se ofereceu para trabalhar de graça. Depois disso atuou por 23 anos no Cine Parque, Odeon e Urupema.
“Por todos estes fatos marcantes, por registrar tão bem com fotos e vídeos, personalidades e eventos da cidade demonstrando todo o seu amor por Mogi das Cruzes, solicito que seja dado conhecimento à família enlutada, transmitindo-lhe as sentidas condolências do legislativo mogiano a este grande homem, que sem dúvida alguma contribuiu muito com a memória de nossa cidade”, ressaltou o parlamentar no documento aprovado em plenário.