A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessão solene na noite desta sexta-feira (20/9/2019), para entregar o título de Honra ao Mérito ao Serviço Social da Indústria do Papel, Papelão e Cortiça do Estado de São Paulo – Sepaco, que foi representado pelo CEO, Rafael Antonio Parri e pelo presidente do Conselho Administrativo, Jerônimo José Garcia Ruiz. A homenagem de iniciativa do vereador Iduigues Martins (PT), foi em razão dos 63 anos de fundação e relevantes serviços prestados ao Município.
A sessão solene que foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Otto Rezende (PSD) e secretariada pelo vereador Protássio Nogueira (PSD), também contou com a presença dos vereadores Péricles Bauab (PL) e Rodrigo Valverde (PT); da superintendente operacional hospitalar do Sepaco, Luci Meire Pivelli Usberco; do coordenador da CUT, Miguel do Espírito Santo; de José Arsênio Gouveia, que representou os papeleiros aposentados, além de funcionários do Sepaco de Mogi e São Paulo.
Mantido pelo Sepaco, o Coral Só Arte – da Associação de Moradores e Amigos da Água Funda AMAAF-, regido pela maestrina Maria Emília de Souza, abrilhantou a solenidade com música popular brasileira.
O Sepaco é uma entidade beneficente e filantrópica, que iniciou as atividades como um serviço social, evoluindo para a assistência médico-hospitalar, por força das ações dos dirigentes da Federação dos Trabalhadores da Indústria Papeleira.
Foi constituído na convenção coletiva da categoria papeleira em 20 de setembro de 1956. O que inicialmente foi criado para atender o setor papeleiro tornou-se um sistema integrado de saúde, agregando hospital e operadora de saúde de autogestão.
Neste ano, o Legislativo mogiano aprovou o Projeto de Lei nº 22/19 (Lei nº 7.461/2019), de autoria do prefeito Marcus Melo (PSDB), que autoriza a Prefeitura a firmar convênio com o Sepaco, para prestação de serviços gratuitos de assistência à saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.