Foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (18/9/2019), o Projeto de Lei nº 73/2019, que declara de utilidade pública municipal o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN, entidade sem fins econômicos com sede na Rodovia Eng. Cândido Rego Chaves, s/nº, Km 3,5, Distrito de Jundiapeba.
Autor da propositura, o vereador Iduígues Martins (PT) destaca que a declaração de utilidade pública ao MORHAM, tem por objeto maior reconhecer a importância da entidade que promove a conscientização sobre o que é, como diagnosticar e as formas de prevenção da hanseníase.
O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAM foi fundado no dia 4 de agosto de 2007 e adquiriu personalidade jurídica no mesmo ano, no dia 25 de setembro. Desde então, através de campanhas educativas e programas de conscientização sobre a hanseníase, vem promovendo a reintegração social daqueles atingidos pela hanseníase, bem como de seus familiares, parentes e amigos.
A entidade promove ainda um bazar beneficente permanente para a venda e doação de roupas seminovas, com o objetivo de angariar fundos para a promoção da ação de panfletagem sobre a hanseníase, que ocorre em conjunto com outros eventos ao longo do ano.
“O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAM vem cumprindo fielmente o que dispõe o seu estatuto e, mais, o seu papel assistencial e social dentro da comunidade em que está inserido, em especial àqueles que de alguma forma foram atingidos pela hanseníase”, concluiu Martins.